Folha de S. Paulo


Banquete do filme 'A Festa de Babette' será reproduzido na Itália

O premiado chef italiano Walter Eynard irá recriar no próximo dia 27 de março a festa do filme "A Festa de Babette", do cineasta dinamarquês Gabriel Axel vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1987.

"A Festa de Babette" foi um destes momentos na qual a magia da tela se entrelaça suntuosamente com a comida. O filme, favorito do papa Francisco, é uma das maiores homenagens a arte da culinária e a arte de desfrutar a mesa.

Divulgação
Stephane Audran como Babette no filme de 1987
Stéphane Audran como Babette no filme de 1987

O filme se baseia no relato homônimo de Karen Blixen e conta a história de Babette, humilde camareira a serviço de duas irmãs cruéis em um povoado dinamarquês de maioria protestante.

Tudo gira em torno da comida suntuosa que Babette decide organizar para a comunidade, gastando todo o dinheiro que ganhou na loteria.

Cinema e culinária se unem plenamente nesta obra que faz justiça à sacralidade da comida, organizada em cada pequeno, mínimo e imperceptível detalhe.

Agora Eynard irá oferecer todos os pratos do banquete de Babette.

O jantar será apresentado em 27 de março no Monastério de Cherasco, no restaurante que leva o nome do chef.

Exatamente como Babette, Eynard oferecerá as codornas envolvidas em molho Périgourdine, queijos franceses requintados e sopa de tartaruga, além dos outros pratos presentes no banquete do filme, mas todos reinventados de forma contemporânea, com matérias primas atuais.

O evento será uma homenagem a arte e a criatividade feminina. "A culinária é mulher!", afirma o chef.

"São as mulheres que levam adiante as tradições culinárias da família, e só as mulheres têm uma sensibilidade tal que lhes permite compor pratos extraordinários e ensinar a arte de compartilhar", afirmou ele.

A comida será realizada em seus mínimos detalhes, desde as toalhas até a apresentação dos pratos. E será também a oportunidade de mostrar o trabalho de restauração realizado no Monastério de Cherasco, histórico edifício fundado no século 16.


Endereço da página: