Folha de S. Paulo


Sucesso em NY, salsicha empanada com massa de milho vem para SP

Salsicha envolta em uma massa de milho fofinha e levemente doce... frita. Coisa de americano? Depois do sucesso do ramen burger (o hambúrger em "pão" de miojo) o corn dog, receita popular nos Estados Unidos, poderá ser provado pelos frequentadores da Feirinha Gastronômica no domingo (23).

Quem vem ao Brasil oferecer o corn dog é Jack Sorock, da Jack Chedbred. No ano passado, a revista "TimeOut" elegeu sua padaria como um dos cem melhores novos estabelecimentos de Nova York e seu pão de milho artesanal uma das delícias de 2013.

Divulgação
O corn dog é uma salsicha caseira empanada com farinha de milho
O corn dog é uma salsicha caseira empanada com farinha de milho

Além do corn dog (vendido a R$ 15), os visitantes vão poder provar o chili de brisket —chili feito com peito bovino— acompanhado de corn bread (também por R$ 15). A vinda de Jack Sorock é resultado de uma parceria entre organizadores da Feirinha Gastronômica e da feira Smorgasburg, em Nova York (onde Sorock vende seus produtos).

Folha - Como deve ser um tradicional corn dog?

Jack Sorock - O corn dog nos Estados Unidos é conhecido principalmente como uma comida de feiras estaduais ou de barraquinhas, feita com uma simples salsicha e uma massa doce de milho. As feiras estaduais são festivais anuais nas capitais de cada um dos 50 Estados e há várias receitas fritas como biscoitos Oreo, Twinkies e barras de Snickers fritos ao lado de carrosséis, montanhas-russas e outros brinquedos. Ao mesmo tempo em que existe uma certa nostalgia pelo corn dog em muitos corações, esta é uma comida difícil de encontrar fora desses locais. A missão do Jack's Chedbred é reavivar essa tradição e colocar o corn dog em um novo e melhor holofote.

Como é a sua receita?

Em vez de um tradicional cachorro-quente, nós fazemos um trabalho em parceria com os açougueiros do Brooklyn (e agora em São Paulo) para criar três incríveis salsichas que envolvemos em nossa secreta receita de pão de milho. Nossa massa é menos doce e tem surpreendentes grãos inteiros - o que dá uma textura explosiva adicionada à sutil doçura. Enquanto o tradicional corn dog é mergulhado em mostarda, cada uma das nossas salsichas (a alemã kasewurst, o chorizo mexicano e uma feita com gengibre e sálvia) tem seu próprio molho e é coberta com um crumble de pão de milho que adiciona a crocância que faltava.

Por que o corn dog é tão popular nos Estados Unidos?

Assim como os brasileiros, os americanos amam milho, amam comidas fritas e amam carne em um palito. O corn dog é a perfeita combinação de uma carne que dá água na boca e uma fofa massa de milho frita: tão bom que é difícil para a maioria resistir.

Como costuma ser a sua participação e o interesse do público nos produtos que você oferece na Smorgasburg?

A reação em Nova York tem sido surpreendente. Embora nossa padaria padaria tivesse apenas dez meses de funcionamento, nós fomos nomeados pela revista "TimeOut" um dos melhores novos estabelecimentos de comida da cidade e o nosso cornbread um dos 100 melhores pratos de 2013. Nossas filas são longas e vale a pena esperar. Nosso menu sempre satisfaz - mesmo pessoas de diferentes gostos e preferências. Quer algo doce? Nós temos. Picante? Sem problemas. Agridoce? Mas é claro.

Quantos corn dogs e corn breads você planeja vender na Feirinha Gastronômica?

Nós estamos esperando um grande público, pois sabemos quão entusiasmados e apreciadores os paulistanos são quando se trata de experimentar novas comidas. Planejamos vender cerca de 600 ched dogs e 400 ched breads. Não vamos esquecer do boxcar chili, que devemos ter por volta de 200 unidades e da beet lemonade - muito refrescante nesse calor.

O que você espera encontrar em São Paulo? O que você ouviu sobre a experiência com o ramen burger, no ano passado?

Estamos realmente buscando conhecer os visitantes do mercado. Ouvimos muitas coisas legais sobre o crescimento da comida artesanal em São Paulo e o trabalho que a Feirinha Gastronômica faz para apoiar essa comunidade. É sempre bom fazer os clientes do nosso ched bread felizes e encher suas barrigas com algo de coração, mas o privilégio de fazer isso ao sul do Equador é algo que sempre prezamos.

Feirinha Gastronômica: praça Benedito Calixto, 85, Vila Madalena; Domingos, das 12h às 19h.


Endereço da página:

Links no texto: