Folha de S. Paulo


Roteiros exploram pontos gastronômicos da cidade a pé

São Paulo tem mais de 12 mil restaurantes, que representam 52 tipos de cozinha, mais 15 mil bares e 3.000 padarias, segundo a São Paulo Turismo. A enorme diversidade pode tornar a capital difícil de ser explorada -e fazer seu morador se acomodar.

Confira roteiros gastronômicos para fazer caminhando por São Paulo

"O paulistano precisa aprender a ser turista em sua cidade", diz Luis Simardi, sócio da Giro in Sampa. A empresa de turismo lança no dia 1º de fevereiro uma série de roteiros que incentivam o paulistano a explorar a comida em vários bairros.

A primeira edição será em Perdizes, na região oeste, onde Shirley Damy, sócia de Simardi, vive há 30 anos. Ela procurou selecionar lugares que contam alguma história, como a lanchonete Ponto Chic (lgo. Pe. Péricles, 139).

Eduardo Knapp/Folhapress
Bauru do Ponto Chic, casa que integra um tour pela cidade
Bauru do Ponto Chic, casa que integra um tour pela cidade

A casa, cuja matriz foi aberta no largo do Paissandu em 1922, clama ser a criadora do sanduíche bauru, em 1936.

Segundo a casa, o prato que hoje é feito com queijo, presunto e tomate, foi originalmente concebido com rosfibe, queijo derretido e tomate, a pedido de um cliente cujo apelido deu nome à receita. Em 1950, a receita ganhou mais um ingrediente: a conserva de pepino.

No ano passado, a Giro in Sampa organizou em parceria com a Sampa a Pé um tour por pontos gastronômicos do Pari, como o restaurante português Casa Santos e o árabe Abu Ali. "É um bairro que parece não ter atrativos, mas que retrata o cosmopolitismo de São Paulo, oferece atrações culturais com diferentes influências", diz Simardi.

O passeio deu origem ao projeto que, ao longo do ano, terá outras rotas por localidades tradicionais de São Paulo. Bom Retiro, Mooca e Liberdade ganharão seus roteiros, além de Perdizes.

A Vila Madalena também será alvo de um passeio temático. O novo tour, a ser lançado em março pela Food Pass, tem o objetivo de explorar a presença artística e gastronômica do lugar, com visitas a galerias e degustações.

FIM DE SEMANA

A Taste of São Paulo, que já organiza tours gastronômicos pelos Jardins, lança neste fim de semana, nos dias 11 e 12, dois passeios concentrados no centro. "Estamos num movimento de resgatar a região, tem muito paulistano que nunca foi ao Mercadão, por exemplo", afirma Carolina Slemer, sócia da empresa.

Um dos tours, o Taste of Centro, foi pensado para moradores que não conhecem a área e inclui lugares mais escondidos. Entre eles, a portinha que dá acesso ao restaurante Rinconcito Peruano, que, apesar das instalações improvisadas, traz receitas típicas bem executadas.

Também para conquistar os paulistanos que só têm tempo aos fins de semana, a Savor São Paulo, que organiza dois tours na cidade (por restaurantes nos Jardins e por doçarias do mesmo bairro), lança até março um meio-termo entre os dois passeios. "O tour terá visitas a uma casa de pães, a dois restaurantes e a uma loja de doces. Um almoço completo", diz Eduardo Stefanini, sócio da marca.


Endereço da página:

Links no texto: