Folha de S. Paulo


Bolívia quer entrar no livro dos recordes com prato gigante de quinua

A Bolívia planeja encerrar, neste sábado (14), o Ano Internacional da Quinua --evento criado pela ONU--, com um recorde para entrar no "Guiness Book", de um prato gigante à base do cereal andino, informou na quarta-feira uma autoridade boliviana.

"Queremos registrar o recorde no 'Guiness' de maior prato de quinua real do mundo", disse o vice-ministro de Desenvolvimento Rural e Agropecuário, Victor Hugo Vásquez, em uma entrevista coletiva.

O governo do presidente Evo Morales prepara um ato público na cidade de Oruro, ao sul de La Paz, a fim de destacar as atividades realizadas neste ano para a promoção da quinua.

Morales foi nomeado no ano passado pela FAO como embaixador da quinua em 2013, junto da primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, já que o milenário cereal andino pode se tornar uma arma central na luta contra a fome.

O vice-ministro Vásquez informou que um prato de barro vai receber a "pisara" de quinua. A "pisara" é um prato típico andino de quinua com queijo e charque (carne-seca) de animais como lhama e alpaca.

De acordo com os preparativos, no preparo do prato vão se utilizar 600 quilos de quinua, 150 quilos de carne de lhama e 250 quilos de queijo.

A Bolívia é um dos principais produtores de quinua do mundo.

Segundo os dados mais recentes da FAO, até 2011 a produção mundial de quinua superava as 81 mil toneladas ao ano. O Peru encabeça a lista, com 41.168 toneladas, seguido da Bolívia, com 38.257 toneladas.

Segundo o governo boliviano, a quinua "é o único alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais; seu valor calórico é maior que o do ovo e do leite e comparável somente ao da carne; seu conteúdo proteico supera o de grãos como o trigo, o arroz, o milho e a aveia; e é rica em minerais como fósforo, potássio, magnésio e cálcio".


Endereço da página: