Folha de S. Paulo


Barista serve café fermentado com levedura de cerveja em campeonato

Recentemente, Leo Moço surpreendeu os jurados do Campeonato Brasileiro de Barista ao servir um café fermentado por ele e o cafeicultor Thiago Mota, da Fazenda Jatobá, em Patrocínio (MG). Beneficiaram cinco quilos, só para a competição, usando levedura de cerveja nos tanques.

"Estou morando em Curitiba, onde há uma cena cervejeira incrível. Veio daí a ideia de recorrer às leveduras usadas na bebida", explica o barista e campeão brasileiro. "A ideia era trazer sabores diferentes. Não queria dizer que era melhor, só mostrar que havia outras possibilidades."

Quem provou a bebida ficou surpreso com a quantidade de ácido fosfórico no café fermentado por ele e Mota. "É um cara com cabeça aberta, que compartilha o pensamento de que a fermentação pode dar um resultado diferente. O Mota é especialista no desenvolvimento de sementes de café que ele, curiosamente, também fermenta antes de plantar."

"Se todo ano eu tiver um café com o mesmo sabor, que saco. O barista tem de ser piloto de F1, não de kart. Precisa atuar com o produtor para ter bons resultado na xícara", diz Moço.


Endereço da página:

Links no texto: