Folha de S. Paulo


Hit em NY, hambúrguer de 'miojo' virá para a Feirinha Gastronômica

"Desculpe, esgotado", diz o aviso da barraquinha.

Há meses, o ramen burger, sanduíche feito com hambúrguer, macarrão frito (no lugar do pão) e um molho especial -e secreto-, é um sucesso em Nova York. E, acredite, neste domingo, poderá ser provado em São Paulo, na Feirinha Gastronômica.

A invenção do chef Keizo Shimamoto é vendida desde agosto na feira "Smorgasburg", realizada aos fins de semana no Brooklyn. No começo, eram cem unidades por dia. Hoje, 400 não bastam. E lá vai uma fila interminável.

Em São Paulo, Shimamoto fará 500 unidades do ramen burger e vender a R$ 20 cada uma, no espaço em Pinheiros.

A vinda do chef é fruto de uma parceria entre os responsáveis pela Feirinha e pela "Smorg". Em novembro, é a vez do confeiteiro Lucas Corazza embarcar: ele fará doces com ingredientes brasileiros na feira nova-iorquina.

A "Smorgasburg", lançada em 2011, é a maior feira gastronômica de Nova York, tem cerca de cem expositores e recebe 5.000 visitantes por dia.

Segundo Eric Demby, seu fundador, o segredo está em sua curadoria. "Acreditamos que experiência não é tão determinante. A chave é a paixão pelo produto, habilidade na operação e uma equipe consistente. Tivemos casos de caras que nunca tinham vendido para o público e que se tornaram os mais populares."

Semanalmente, a organização degusta quitutes de um entre vários candidatos a participar do evento -que é aprovado ou não.

Divulgação
Ramen burger do chef Keizo Shimamoto
Ramen burger do chef Keizo Shimamoto

LABORATÓRIO

Para Demby, a "Smorg" é o melhor laboratório que um vendedor de comida pode ter.

"A cada semana, atrai uma multidão de origens variadas e, assim, serve como parâmetro para saber como as receitas funcionam. Ao mesmo tempo, as pessoas adoram descobrir coisas novas e elas estão dispostas a esperar por horas em uma fila para experimentar um sabor."

Demby diz não saber explicar o "fenômeno ramen burger". "Keizo aperfeiçoou um produto que de alguma forma capturou a imaginação global em um tempo em que os obsessivos por comida estão vasculhando blogs com muito entusiasmo."

SERVIÇO

Feirinha Gastronômica
Endereço praça Benedito Calixto, 85, Pinheiros
Horário dom. das 11h às 19h

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5 MODAS GASTRONÔMICAS AMERICANAS

1981: MCRIB

O McRib tornou-se símbolo da introdução da carne de porco ao McDonald's, mas a carne não é da costela do animal. A receita inclui molho barbecue, cebolas cruas e picles. O sanduíche foi inclído no menu novamente em 1985, voltou e saiu dele várias vezes, levando os fãs a perseguí-lo e inspirando paródias nos Simpsons.

2004: Shake Shack

A rede Shake Shack, conhecida pelos hot dogs, hambúrgueres e fritas, ficou também famosa por atrair multidões desde a abertura de sua primeira unidade no Madison Square Park (NY). Ainda hoje, formam-se filas de horas em outras cidades americanas e em países como Rússia, Turquia e Reino Unido.

2008 - Georgetown Cupcake

As irmãs Katherine Berman e Sophie LaMontagne abandonaram as carreiras na moda e no mercado financeiro para abrir a pequena confeitaria Georgetown Cupcake, em Washington. O negócio cresceu e as filas de espera pelos mais de cem sabores de bolinhos foram replicadas em locais como Boston e Los Angeles.

2013: Cronut

Híbrido entre o croissant francês e o donut americano, o cronut virou febre em Nova York. A criação do chef Dominique Ansel, gera filas na confeitaria no Soho. Apesar de serem vendidas apenas duas unidades por pessoa, a loja não conseguiu evitar os "cambistas", que revendem o produto a valores multiplicados por oito.

2013: Ramen Burger

O Ramen Burger, criado pelo chef japonês-californiano Keizo Shimamoto, é um hambúrguer que leva um molho secreto e substitui as fatias de pão por duas porções de miojo frito. A receita atrai centenas de pessoas em fila em uma feira gastronômica em Williamsburg, no Brooklyn.


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