Folha de S. Paulo


Conceito consolidado, 'street food' fatura milhões de dólares nos Estados Unidos

Se em São Paulo o mercado de comida de rua começa a dar seus primeiros passos, na maior parte das cidades americanas ele é uma moda que se estabeleceu.

A ponto, por exemplo, de o site "The Daily Meal" organizar uma lista com os 101 melhores "food trucks" do país --450 foram avaliados neste ano, em 40 cidades.

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Uma análise do instituto de pesquisa IBISWorld sobre o setor de venda de comida na rua mostrou que o segmento de "food trucks" foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos: de 15%, passou a responder por 37% das receitas (o filão inclui barracas e vendedores de comida pronta).

De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos, o setor deve arrecadar, neste ano, US$ 680,4 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) em vendas.

Nova York tem uma associação só de "food trucks": seus membros operam 50 caminhões, que tiveram receitas de US$ 3 milhões (R$ 7 milhões) no ano passado, 50% mais do que em 2011.

Além de consumidores, há gente de peso de olho no setor: um chef de San Francisco captou US$ 5 milhões (R$ 11,7 milhões) com um investidor-anjo para incrementar seu "food truck".

Outro sinal de sucesso quando se trata dos Estados Unidos: há pelo menos dois programas de TV produzidos hoje sobre o tema, "Eat Street" e "The Great Food Truck Race" --ambos exibidos no Brasil pelo canal Fox Life.


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