Folha de S. Paulo


Saiba mais sobre Gastón Acurio, que comanda o melhor restaurante da América Latina

O chef peruano Gastón Acurio, 45, comanda o restaurante Astrid y Gastón, em Lima, considerado o melhor da América Latina segundo prêmio da revista britânica "Restaurant", entregue nesta quarta-feira (4).

O ranking com as 50 melhores casas de países como Brasil, Peru, México, Colômbia, Argentina, Uruguai, Venezuela e Chile, organizado pela revista britânica "Restaurant", foi revelado em cerimônia realizada em Lima, no Peru.

A casa é o atual 14º colocado na lista mundial dos 50 melhores, feito pela mesma revista.

O Astrid y Gastón foi fundado em 1994, depois que ele e a mulher, Astrid, se conheceram na Europa e decidiram mudar-se para Lima.

Nos anos 90, a formação francesa prevalecia no cardápio, mas o chef se tornou, aos poucos, um defensor da culinária local.

Segundo ele, naquela época a cozinha francesa ainda influenciava a grande maioria dos restaurantes de alta gastronomia, que deixava de lado produtores e desafios sociais de sua região.

Para Acurio, a gastronomia vive um novo tempo ao se envolver com a diversidade da cultura local. No site do restaurante, ele afirma que "cozinhar é contar histórias através dos pratos" e se diz orgulhoso de fazer parte do movimento que chama de "nova cozinha do Peru e da América Latina".

Defensor da culinária peruana e dos ingredientes locais, Acurio declarou em entrevista recente à Folha que o ceviche, prato de seu país mais conhecido internacionalmente, será a nova pizza em 25 anos.

O chef também manifesta seu apreço pela riqueza dos recursos naturais típicos do Peru, como as 8.000 variedades de batata que crescem nos Andes.

Acurio realiza um trabalho profundo com produtores locais e é conhecido como embaixador da comida peruana. Para ele, assim como há algumas décadas ninguém pensaria em comer um sushi fora do Japão, as culinárias latinas podem se popularizar ao redor do mundo.

Além de figurar entre os 15 melhores restaurantes do mundo, eleitos pela revista "Restaurant", Acurio acumulou outros títulos, como o White Guide Award, prêmio sueco que coroa os chefs mais criativos da gastronomia contemporânea.

O chef também colaborou para que o Peru fosse eleito o "melhor destino gastronômico" pelo prêmio World Travel Awards nos últimos dois anos. A premiação inglesa recebe votos de profissionais do turismo ao redor do mundo e entrega prêmios em diversas categorias, como melhor hotel e melhor companhia aérea.

Gastón Acurio, filho de um importante político e senador peruano, largou o direito em Madri e a carreira política para estudar gastronomia em Paris. Na tradicional escola Le Cordon Bleu conheceu Astrid, alemã que se tornaria sua mulher e mãe de suas duas filhas, Ivalú, 19, e Kiara, 18.

RESTAURANTES

Gastón tem 38 restaurantes ao redor do mundo em cidades como Madri, Barcelona e São Paulo (La Mar, no Itaim Bibi). Mas segundo a "Restaurant", a casa original, o restaurante Astrid y Gastón em Miraflores, é sua principal assinatura gastronômica.

Com espírito empreendedor aguçado, o chef promete abrir mais um restaurante no Brasil no próximo ano. Também em São Paulo, a futura sede do Tanta será dedicada à comida típica peruana.

As casas da marca, que já têm sedes em Lima e Chicago, funcionam como um bistrô com opções como os anticuchos --espetinhos que podem ser, por exemplo, de polvo--, ceviches e arroz chaufa, com tempero oriental, ovo e carne de porco, aves ou pescados.


Endereço da página:

Links no texto: