Folha de S. Paulo


Papa comerá churrasco e pão de queijo

No final da tarde do próximo dia 22, depois de participar de uma cerimônia de boas-vindas no Palácio Guanabara, no Rio, o papa Francisco será recepcionado por freiras com pão de queijo, suflê de milho e frutas brasileiras como mamão papaia e manga.

A recepção será na residência oficial da arquidiocese do Rio, que fica no alto da estrada do Sumaré, no Rio Comprido, zona norte carioca.

Daniel Marenco/Folhapress
Irmã Terezinha, que vai preparar o cardápio
Irmã Terezinha, que vai preparar o cardápio

É lá que ele ficará hospedado durante a Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional de jovens católicos que será realizado entre 23 e 28 de julho na cidade.

O pontífice dispensou o glamour de chefs e pediu apenas que haja simplicidade à mesa, "sem restrições".

A uma semana da visita, o cardápio ainda não estava totalmente fechado. O que se sabe é que o pontífice terá um churrasco à brasileira servido em um dos três almoços na casa. Em outro, arroz, feijão, farofa e bife de filé-mignon à rolê.

No jantar, algo mais leve, como sopa de legumes.

O vinho previsto é o Salton Talento 2007. Mas também serão oferecidos sucos de frutas.

Daniel Marenco/Folhapress
Mesa na arquidiocese
Mesa na arquidiocese

Responsável pela cozinha, a irmã Terezinha Fernandez, 46, está há 25 anos no Sumaré. Ela se emociona ao lembrar que já cozinhou para o papa João Paulo 2º, em 1997, e agora servirá pessoalmente o papa Francisco.

"O papa João Paulo 2º gostou tanto do nosso mamão papaia que pedia em todas as refeições. Agora, a gente aguarda o papa Francisco com alegria e espera para ver o que vai gostar mais no Brasil. Minha ansiedade é maior do que eu", disse à Folha.

A pedido do pontífice, o enxoval e as louças serão simples. Os talheres, por exemplo, são de inox com o símbolo da arquidiocese do Rio.

"Tudo muito bonito, mas dentro da simplicidade.

Nada de prata, nada de ouro, do jeito que o papa Francisco gosta", diz a irmã.

PÃO DE QUEIJO

Sempre sorridente, ela contou que as especialidades da casa que prometem encantar o papa são os pães de queijo recheados e o suflê de milho. Além de opções variadas de frutas.

"Esse é o famoso 'pão de queijo do Sumaré' com recheio de queijo de minas. Bem brasileiro", afirma a irmã Terezinha, que revela a receita: um copo (300 ml) de polvilho, uma xícara de queijo de minas ralado, um copo (300 ml) de óleo de girassol, uma pitada de sal -tudo batido no liquidificador.

"A gente faz o recheio com o próprio queijo de minas.

Depois é só distribuir em forminhas de empada e levar ao forno em fogo médio por cerca de 30 minutos. Dá uma porção de 30 pães de queijo."

FLORESTA DA TIJUCA

O papa fará as refeições no refeitório do Centro de Estudos, construído na década de 1970 por dom Eugenio Sales (1920-2012). Vizinho à residência do Sumaré, o local tem um amplo salão cercado por janelões que dão vista para a floresta da Tijuca.

No total, 43 funcionários estarão à espera do pontífice. Destes, 23, são freiras do convento Nossa Senhora do Bom Conselho, em Maricá, na região dos Lagos.

Um dos oito quartos da enorme casa já está pronto para receber o papa. Ele, no entanto, poderá seguir para um dos 70 aposentos do Centro de Estudos. Sua comitiva, com 48 pessoas, também ficará hospedada no local.

O único aviso é que não deixem as janelas abertas: os pertences podem ser subtraídos por macacos-prego da região.


Endereço da página: