Folha de S. Paulo


Teste às cegas aprova vinhos de famosos

Imagine tomar um vinho feito por Angelina Jolie e Brad Pitt. É possível. Acaba de chegar ao Brasil um lote de 1.200 garrafas do rosé Miraval, produzido na vinícola do casal.

Os atores compraram, em 2008, uma propriedade na Provence, na França, e, em parceria com o enólogo Marc Perrin, assumiram os vinhedos.

"Estou fascinado por essa arte, mas ainda a conheço pouco. Os Perrin têm um conhecimento de gerações", disse Pitt à TV francesa TF1.

Ilustração: Luciano Schmitz Foto: Victor Moriyama/Folhapress
Ilustração de Angelina Jolie feita com vinho
Ilustração de Angelina Jolie feita com vinho

Mesmo sem entender do assunto, o casal esteve nas degustações para o corte do vinho, quando se define qual será a composição da bebida.

FAMOSOS NO BRASIL

Os hollywoodianos não são o único exemplo de famosos a investir em vinícolas.

Só em 2012, colocaram vinhos no mercado o ator Richard Gere, a cantora Fergie e o atleta Lionel Messi.

Francis Ford Coppola há anos divide sua atenção entre filmes e vinhos -a Folha visitou seu vinhedo nos EUA.

Também entram na lista nomes como os atores Sam Neill e Gérard Depardieu, os cantores Sting e Julio Iglesias e o jogador de futebol Iniesta.

Juntam-se a eles celebridades brasileiras, como o ex-jogador Ronaldo e o narrador Galvão Bueno. Ele tem rótulos próprios e se tornou sócio da Miolo neste ano. "Não criei um rótulo só para usar meu nome. Acredito no potencial da indústria no Brasil", diz.

Rogério D'ávila, diretor da importadora Ravin, explica o fetiche que envolve vinhos de celebridades: "Todo vinho deve ter uma história. Aqueles que têm o nome de um famoso já vêm com ela".

A colunista de vinhos da Folha, Alexandra Corvo, provou, às cegas, oito rótulos de personalidades.

A reportagem também conheceu o projeto argentino que loteia vinhedos em Mendoza para qualquer um -famoso ou não- produzir um vinho para chamar de seu.

TESTE ÀS CEGAS

Os rótulos de celebridades possuem virtudes capazes de agradar a muitos paladares, ainda que não alcancem a excelência de outros vinhos produzidos nas mesmas regiões.

Karime Xavier/Folhapress
A sommelière Alexandra Corvo faz degustação a convite do
A sommelière Alexandra Corvo faz degustação a convite do "Comida"

Foi essa a conclusão a que chegou a sommelière Alexandra Corvo, colunista da Folha, depois de um teste às cegas. Ela experimentou oito rótulos que estão à venda no Brasil.

A especialista se surpreendeu com o rosé recém-lançado de Brad Pitt e Angelina Jolie -"aromático, com sabor delicado"- e com o vinho do cantor espanhol Julio Iglesias, o melhor tinto da degustação. Na ponta oposta, ficou o Le Malbec de Cayx, produzido no castelo francês da família real dinamarquesa -"muito químico".

Cada rótulo traz um ícone que indica se vale ou não o custo-benefício, na opinião da sommelière.

BRAD PITT E ANGELINA JOLIE

Editoria de Arte/Folhapress

Miraval Côtes de Provence 2012

País: França (Provence)

Uvas: syrah, grenache, cinssault e rolle

Quanto: R$ 150

Onde: World Wine (tel. 0/xx/11/3383-7477)

A avaliação: Tem a cor clara, típica da região. Muito aromático, com notas de pétalas de rosa, maracujá doce e pêssegos frescos. Na boca é delicado e saboroso, mas um pouco alcoólico demais; falta acidez

FRANCIS FORD COPPOLA

Editoria de Arte/Folhapress

Presents Bianco 2007

País: EUA (Napa Valley)

Uvas: pinot grigio, chardonnay e sauvignon blanc

Quanto: R$ 86

Onde: Imigrantes Bebidas (tel. 0/xx/11/5067-2700) Outros rótulos serão trazidos pela Ravin a partir de setembro

A avaliação: Aromático, com perfume de mel, floral e algo de melão. Na boca é cremoso, mas sobra álcool e falta frescor e acidez. Fica um pouco enjoativo e pesado com o tempo

PRÍNCIPE HENRIQUE DA DINAMARCA

Editoria de Arte/Folhapress

Le Malbec de Cayx 2009

País: França (Cahors)

Uva: malbec

Quanto: R$ 92

Onde: Mistral (tel. 0/xx/11/3372-3400)

A avaliação: Tem os aromas florais típicos dos vinhos dessa região francesa, mas possui algo de artificial e químico demais. Na boca é fresco, mas com pouco sabor e muito tânico. Desequilibrado, no geral

RONALDO NAZÁRIO

Editoria de Arte/Folhapress

Hito 2009 Cepa 21

País: Espanha (Ribera del Duero)

Uva: tempranillo

Quanto: R$ 84

Onde: Épice (tel. 0/xx/11/2910-4662)

A avaliação: "Bouchonné" -comprometido por estar com gosto de rolha-, o vinho não pôde ser avaliado pela sommelière. Procurada pela reportagem, a importadora Épice informou se tratar de um problema isolado da garrafa

JULIO IGLESIAS

Editoria de Arte/Folhapress

Montecastro 2006

País: Espanha (Ribera del Duero)

Uvas: tempranillo, merlot e cabernet sauvignon

Quanto: R$ 198

Onde: Porto Mediterrâneo (tel. 0/xx/47/3263-0006)

A avaliação: Belo vinho, típico espanhol. Exala aromas de café, banana-passa, baunilha e amêndoas tostadas. Perfumado e maduro, tem taninos bem fundidos
no sabor, e boca redonda, cheia, firme e longa

OLIVIER ANQUIER

Editoria de Arte/Folhapress

Anquier Brut

País: Brasil (serra gaúcha)

Uvas: chardonnay e pinot noir

Quanto: R$ 45

Onde: Don Giovanni (tel. 0/xx/54/3455-6293)

A avaliação: É um espumante perfumado, com aromas florais delicados e amanteigados, com um toque de pêssego passado. Na boca é rico, redondo, com bom volume e musse, espuma adequada, mas falta frescor e acidez

GALVÃO BUENO

Editoria de Arte/Folhapress

Bueno Paralelo 31

País: Brasil (região da Campanha, no RS)

Uvas: cabernet sauvignon, merlot e petit verdot

Quanto: R$ 75

Onde: Miolo (tel. 0800-9704165)

A avaliação: Frutado intenso, até um pouco exagerado, mas melhora com a oxigenação. Bem explosivo no aroma. Na boca é duro, seco, ainda jovem. Mas tem boa acidez, talvez evolua um pouco na garrafa

NELSON MANDELA

Editoria de Arte/Folhapress

House of Mandela Thembu Collection Pinotage 2012

País: África do Sul (Western Cape)

Uva: pinotage

Quanto: R$ 49

Onde: Ravin (tel. 0/xx/11/5574-5789)

A avaliação: Muito profundo. Perfumado, de odores intensos. Fresco, de boa acidez e taninos pronunciados, ainda que um pouco secos -é ainda jovem, um pouco duro. Típico do Novo Mundo

ESPORTE

Vinho da Copa chega ao mercado

A vinícola gaúcha Lidio Carraro foi escolhida pela Fifa para produzir o Faces, rótulo oficial da Copa de 2014. Os vinhos branco e tinto (este, um corte de 11 uvas, como um time de futebol) foram servidos em estádios na Copa das Confederações e chegaram às lojas em junho; o rosé, só em outubro. Cada garrafa custa R$ 39,80.


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