Folha de S. Paulo


Crítico de gastronomia François Simon anuncia saída do jornal francês "Le Figaro"

O crítico François Simon, um dos mais temidos do universo gastronômico, anunciou, na semana passada, que vai deixar de escrever no jornal francês "Le Figaro" até o final de 2013.

Sua coluna é publicada há 26 anos --tempo que ele mesmo classificou como sendo de "pura felicidade".

Na imprensa francesa, especula-se que Simon passará a publicar suas críticas na revista semanal de informação "Le Point". Mas nem a revista nem o próprio crítico confirmam a informação.

Em seu blog, Simon escreveu apenas: "Muito em breve contarei os próximos capítulos. Eles devem ser especialmente apimentados". Quaisquer sejam eles, ainda não foram divulgados.

O "Le Figaro" deu início, no começo deste ano, a um programa de demissões voluntárias que deve enxugar a equipe em 80 pessoas --50 delas, jornalistas.

De texto mordaz e rosto desconhecido (apesar da fama), o crítico já admitiu que grandes chefs não gostam dele. Relação fácil de entender quando se analisa, por exemplo, o título de um de seus últimos livros.

"Para Onde Foram os Chefs? Fim de uma Gastronomia Francesa" detona tendências como a cozinhas molecular, o movimento "slow food" e as estrelas do guia "Michelin".


Endereço da página: