Folha de S. Paulo


Especialistas sugerem máquinas caseiras de café expresso com preços e perfis variados

Qual é a melhor máquina de expresso para se ter em casa? Depende do que você quer e de quanto pode pagar. E, se café é indispensável no seu dia a dia, é preciso ter atenção na hora de fazer sua escolha por uma delas.

Por isso, a Folha conversou com três especialistas para levantar, entre os modelos disponíveis no mercado, aqueles de bom custo-benefício e que se adequem a diferentes necessidades e perfis de consumidor.

Entre os recursos que esses equipamentos podem ter, há, por exemplo, vaporizador de leite e moinho acoplado. Outros, ainda, destacam o manuseio descomplicado.

As sugestões são de Ensei Neto, engenheiro químico e expert em café, Cleia Junqueira, coordenadora e instrutora do Centro de Preparação de Café, e Cecília Sanada, barista do Scada Café.

O expresso é o método de extração que realça com mais intensidade as características de cada grão, segundo a professora do Núcleo de Pesquisa em Café do Instituto de Nutrição da UFRJ, Adriana Farah. Isso, claro, tanto para o bem e quanto para o mal.


Endereço da página:

Links no texto: