Folha de S. Paulo


Mais da metade de cães e gatos estão acima do peso e a culpa é nossa

Os dados são assustadores: 58% dos gatos e 54% dos cães norte-americanos estão acima do peso. Pior: os índices subiram no último ano. Pior ainda: no Brasil, não é diferente.

Os dados são da Associação para a Prevenção da Obesidade de Animais de Estimação (Apop, na sigla em inglês), que avaliou 1.224 bichos. Ela foi fundada por um veterinário e triatleta com o objetivo de levar pets e donos a uma vida mais saudável.

Há muitas divergências nos estudos sobre obesidade, mas algumas certezas. Uma delas é que cães e gatos não pedem pizza por telefone nem abrem a geladeira. Portanto, se estão engordando, temos culpa no cartório. A boa notícia é que podemos virar o jogo.

Uma outra pesquisa, da Royal Canin (fabricantes de rações), mostra que, sob regime alimentar adequado, 97% dos cães e gatos obesos perdem cerca de 10% do peso em três meses.

O estudo foi feito em 27 países, com 1.325 cães (há 31 brasileiros entre eles). O mais importante: 49% dos donos notaram redução no comportamento de pedir alimento.

Foi isso que o russo Ivan Pavlov comprovou há quase cem anos. Ele passou a tocar uma campainha antes de alimentar os cães. Com a repetição do estímulo, viu que eles já salivavam com o som, antes de ver a comida. Ou seja: se até o sistema autônomo pode ser condicionado, imagine o comportamento!

Rodrigo Fortes
Ilustração para a coluna

-

+ PETS

Nacos de amor?
Falando em obesidade, uma terceira pesquisa (aff!) comprova que os responsáveis veem na comida uma forma de dar carinho aos seus animais. A CVS Solutions ouviu 3.476 donos de cães. Desses, 27% disseram dar comida caseira ao animal "para agradá-lo e variar o cardápio".

Toca da Onça
A ONG AMPARA Animal promove jantar beneficente para arrecadar fundos para o Projeto Toca da Onça. Eles precisam de R$ 500 mil para construir recintos para onças que vivem em Jundiaí, em espaços de 25 m².

Saiba mais: Bar Alto da Harmonia. r. Harmonia, 27, Vila Madalena. Terça (9), R$ 100. eventos@amparanimal.org.br


Endereço da página: