Folha de S. Paulo


A culpa é sempre dos outros

SÃO PAULO - Haddad foi eleito prometendo implementar um "projeto revolucionário" em São Paulo. Era a autoconfiança em pessoa. Dizia ter "soluções inovadoras", "não ter tempo a perder", "nem justificativas a dar para tornar este sonho realidade".

Dois anos e meio depois, o "homem novo para um tempo novo" virou o "senhor não é minha culpa". Para cada problema ou meta não cumprida, sempre tem uma desculpa, sempre acha um responsável.

Na segunda (25), por exemplo, a Fundação Abrinq decidiu não dar mais ao petista o selo de "Prefeito Amigo da Criança" pelo fato de que não cumprirá a promessa de construir 243 creches. Qual foi a resposta de Haddad? Que a fundação "não tem legitimidade" para fazer tal crítica "porque nenhum dos seus principais filiados se dispôs a doar uma única creche para a prefeitura".

Era essa, então, a tal solução inovadora de Haddad? O prefeito que assumiu dizendo que iria "equacionar" o problema "das mães e crianças com dificuldade para exercer plenamente sua cidadania" estava, na verdade, contando com a boa vontade alheia?

Outro problema criado pelos outros, segundo a prefeitura, ocorreu na cracolândia. Haddad pretendia remover uma favela, mas a ação transformou a região numa praça de guerra. O petista responsabilizou os usuários da droga, que "romperam o acordo" e não deixaram o local. Era assim, então, fiando-se na palavra dos "noias" (e de traficantes, como se soube depois) que ele iria revolucionar a gestão?

Com desaprovação de 44%, Haddad precisa arregaçar as mangas e parar de achar culpado para tudo (se caiu atendimento nos postos de saúde, o problema é das organizações sociais, que não conseguem contratar médicos; se aumentou o número de mendigos, o motivo é que a gestão anterior era "higienista"). Por ora, o único sonho que Haddad tornou realidade foi o dos carroceiros, que ganharam ciclovias vazias e não têm mais de circular no meio dos carros.


Endereço da página: