Folha de S. Paulo


Na Catalunha, política cria dilema entre independência ou vida normal

Karime Xavier/Folhapress
SOROCABA / SÃO PAULO / BRASIL -29 /04/16 -16 :00h - A vida dos atletas após a aposentadoria. A ex-jogadora de basquete Vania Hernandes, que tem problemas físicos ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***TREINAMENTO
Bandeira da Catalunha na cidade de Verdú, na Espanha

SÃO PAULO - Quer um exemplo de como os políticos são capazes de arrastar toda uma população para uma agenda que diz respeito a eles mesmos? Olhe para a Catalunha.

Marcado para domingo, o plebiscito sobre a independência é daqueles eventos que interessam muito mais à classe dirigente do que às pessoas. Carreiras políticas inteiras foram construídas graças a essa questão, que tira o foco de escândalos e drena energia de problemas reais.

Tem razão Felipe González, mais duradouro premiê espanhol após a redemocratização, que há alguns anos disse ser a independência um objetivo impossível, mas ainda assim capaz de causar dano por décadas.

A tertúlia de séculos ganhou ares sombrios. O plebiscito é ilegal, decidiu a Justiça espanhola. Daí decorre que a polícia catalã foi instada a agir contra seu chefe, o governo local.

A ilegalidade coloca a votação em patamar muito diferente das ocorridas na Escócia e em Québec.

As pesquisas até aqui não apontam apoio maciço à separação. Até porque o sentido da história vai contra os pilares do catalanismo. A imigração deste século multiplicou por seis a população estrangeira, que totaliza 14% dos 7,5 milhões de habitantes. O espanhol é língua universal. O catalão, dominado por 60%, não seduziu nem o mais idolatrado habitante da área, Lionel Messi.

Tampouco há algum drama malparado. Integrar a Espanha não impediu que Barcelona virasse o que virou: uma das maiores concentrações de pessoas interessantes, criativas e de bem com a vida do planeta.

Uma metáfora usada na Catalunha diz que o independentismo funciona como um trem. Cada um dos políticos vai descendo na estação que mais lhe convém, após ganhar um pouco mais de autonomia ou dinheiro. Ao destino final, a independência, ninguém quer de fato chegar, porque faria secar o combustível que os move. Interesse público? Esse continua na plataforma de embarque.


Endereço da página:

Links no texto: