Folha de S. Paulo


Instituto Moreira Salles lançará site com cartas de escritores

"Você é um caleidoscópio ou o quê?", perguntou Armando Freitas Filho a Ana Cristina Cesar em carta de janeiro de 1982. "Quando entra, [...] múltipla, globe-trotter, a vizinhança não se espanta diante de suas sandálias de sete léguas, de suas alpargatas sete vidas, de seus sapatos sete fôlegos?" A missiva inédita entre os dois amigos poetas será disponibilizada pelo site "Correio IMS", que entra no ar no dia 11/8.

O portal do Instituto Moreira Salles (www.correioims.com.br) terá inicialmente cem correspondências de seu acervo -de personalidades políticas, artistas e anônimos- que se destacam pelo valor literário ou pelo conteúdo histórico.

Haverá cartas famosas, como a enviada por d. Amélia de Leuchtenberg a dom Pedro 2º, ainda menino, em que se despede do enteado, e outras, tal qual a de Ana Cristina, do acervo do IMS nunca publicadas, como uma de Erico Verissimo a Lygia Fagundes Telles.

Meus Caros Amigos
Trechos de algumas cartas famosas que estarão no site do IMS

20 de novembro de 1904

Machado de Assis escreve a morte de sua mulher para Joaquim Nabuco

"Tão longe, em outro meio, chegou-lhe a notícia da minha grande desgraça, e você expressou logo a sua simpatia por um telegrama. A única palavra com que lhe agradeci é a mesma que ora lhe mando, não sabendo outra que possa dizer tudo o que sinto e me acabrunha. Foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo"

Abril de 1831

D. Amélia de Leuchtenberg se despede do enteado, o então menino dom Pedro 2º

"Ah! querido menino, se eu fosse tua verdadeira mãe, se meu ventre te tivesse concebido, nenhuma força te arrancaria dos meus braços!
Mas tu, anjo de inocência e de formosura, não me pertences senão pelo amor que dediquei a teu augusto pai. Apenas sou tua madrasta, embora te queira como se fosses o sangue do meu sangue. Um dever sagrado me obriga a acompanhar o ex-imperador no seu exílio, através os mares, em terras estranhas... Adeus, pois, para sempre! Mães brasileiras, vós que sois meigas e carinhosas para com vossos filhinhos, supri minhas vezes: adotai o órfão coroado, dai-lhe, todas vós, um lugar na vossa família e no vosso coração."

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

Edward Snowden, o analista que divulgou documentos secretos dos Estados Unidos, terá sua vida investigada em uma HQ biográfica. "Snowden", do cartunista político Ted Rall, sai em agosto nos EUA e chega em novembro ao Brasil pela editora WMF Martins Fontes. Ex-funcionário da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA, em português), Snowden entregou em 2013 ao jornalista Glenn Greenwald, do "Guardian", documentos que detalhavam um sistema de vigilância em massa montado pelos EUA que atingia inclusive o Brasil.

Ted Rall
Retrato de Edward Snowden na HQ do cartunista Ted Rall
Retrato de Edward Snowden na HQ do cartunista Ted Rall

REVOLUÇÃO FRANCESA

Uma espécie de compêndio do melhor já produzido na terra de Voltaire será reunido em um único volume.

"Os Franceses", antologia organizada pela editora Hedra, estará disponível exclusivamente pela Livraria Cultura a partir de agosto.

O livro com mais de 700 páginas terá, em traduções diretas, obras de Rousseau ("Emile e Sophie ou os Solitários"), Balzac (contos como "Estudo de Mulher", "Sarrasine", "A Missa do Ateu"), Baudelaire (pequenos poemas em prosa) e Proust ("O Fim do Ciúme"), entre outros.

O volume é o segundo título de uma série iniciada por "Os Russos", compilação de mestres da literatura do país, como Dostoiévski e Tolstói.

Ambulante O ônibus-biblioteca do projeto Livros nas Praças vai ficar estacionado na Grande São Paulo em agosto -primeiro em Itapevi, entre os dias 3 a 14, depois em Osasco. O veículo oferece 2.000 livros para empréstimo, de títulos infantis a adultos.

Ambulante 2 De março a junho deste ano, circulando pelo Estado do Rio, o ônibus recebeu mais de 6.000 visitantes. O projeto é financiado pelas Lojas Americanas.

O céu... A editora Intrínseca aposta em biografias de empreendedores. No próximo dia 11 chega às livrarias "Como Steve Jobs virou Steve Jobs", dos jornalistas Brent Schlender e Rick Tetzeli.

... não é o limite Em outubro sai no país "Elon Musk", obra na qual a repórter Sue Halpern narra a trajetória do bilionário sul-africano, CEO da montadora de veículos elétricos Tesla e fundador da empresa de transporte espacial SpaceX. Musk planeja colonizar Marte em até 15 anos.

Nova estampa O prêmio Jabuti lança em outubro os selos que finalistas e vencedores da edição 2015 poderão utilizar nas capas de seus livros.

Nova estampa 2 Outro projeto é promover encontros com autores já premiados. Ignácio de Loyola Brandão participa de bate-papo na segunda (3), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.


Endereço da página: