Folha de S. Paulo


Clarice pra inglês ler

Um volume nunca editado no Brasil, com quase 700 páginas e todos os 85 contos que Clarice Lispector (1920-1977) escreveu dos 19 anos ao fim da vida, será lançada em agosto nos EUA pela New Directions e no Reino Unido pela Penguin, que já colocaram no mercado cinco dos nove romances da brasileira. Com isso, qualquer pesquisador internacional que tenha interesse em montar uma coletânea de contos da autora poderá passar pela situação sui generis de usar como base a edição em inglês. Organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, o livro custará US$ 21 (cerca de R$ 63). A Rocco, responsável pela obra de Clarice no Brasil, já publicou todos os contos, mas em diversas coletâneas, e não tem planos de organizar edição similar.

KRAKAUER E OS ABUSOS

Uma série de acusações sobre abusos sexuais envolvendo estudantes da Universidade de Montana, nos EUA, entre 2010 e 2012, é a base do novo livro de Jon Krakauer.

Em "Missoula", previsto para novembro pela Companhia das Letras, o autor de "Na Natureza Selvagem" acompanha cinco jovens que denunciaram estupros ou tentativas no campus da cidade que batiza o livro e observa a atuação da polícia e da Justiça, apontando um padrão de desrespeito e indiferença no tratamento a essas mulheres.

Cita, por exemplo, uma aluna que recebeu de um investigador um artigo sobre 45% dos casos de acusações de estupro serem falsas –segundo o jornalista, os testemunhos falsos na verdade variam de 2% a 8%.

FLIP 2015

Divulgação
Cartaz da Flip 2015 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Com identidade visual do australiano Jeff Fisher (acima), a festa literária, de 1°/7 a 5/7, divulgará na terça (12) sua programação; a argentina Beatriz Sarlo e o brasileiro Roberto Pompeu de Toledo estão confirmados

DOIS ANOS DEPOIS

A Pauliceia Literária, que ocorre entre 24 e 26 de setembro, começa a confirmar nomes para sua segunda edição, entre eles dois escritores que já revisitaram na literatura os anos de chumbo de seus países, o carioca Carlos Heitor Cony, colunista da Folha e autor de "Pessach: A Travessia", e o argentino Martín Kohan, que publicou "Duas Vezes Junho".

Dois anos depois de homenagear Patrícia Melo, o evento irá celebrar a carreira de Luiz Alfredo Garcia-Roza, um dos principais nomes da literatura policial no Brasil.

O festival, organizado pela Associação dos Advogados do Estado de São Paulo, acontece no centro da capital, sob curadoria do colunista da Folha Manuel da Costa Pinto, com assistência de Renata Megale.

Clube Leitores de 28 cidades, de todos os Estados, serão convocados pela Sextante para debater romances de época, entre os dias 30 de maio e 13 de junho. Um dos títulos abordados será "Para Sir Phillip, com Amor", de Julia Quinn, que virá para a Bienal do Rio. Os primeiros eventos, no dia 30, serão em São Paulo e em Campinas.

O melhor "Estação Onze", da canadense Emily St. Hohn Mandel, venceu a importante premiação britânica de livros de ficção científica Arthur C. Clarke Award.

O melhor 2 O romance, sobre a tentativa de criar uma nova sociedade após uma epidemia devastar a Terra, foi eleito por George R.R. Martin o melhor livro de 2014. Sai em junho pela Intrínseca.

Ops A britânica Hilary Mantel volta-se ao humor negro nos contos de "O Assassinato de Margaret Thatcher", que a Record publica em junho. A autora do premiado "Wolf Hall" conta histórias como a da mulher que, em 1983, abre a janela para um homem que quer matar a primeira-ministra, pensando ser o encanador.

Nova fase Primeira baixa da nova gestão no MinC, Jéferson Assumção, que ficou de fevereiro a abril no cargo de diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, pretende agora se dedicar à escrita.

Nova fase 2 Entre os projetos, a novela "Berço de Judas", sobre um escritor em crise que vira lutador, e "Os Beatles Negros", que retrata uma banda cover dos ingleses.


Endereço da página: