Folha de S. Paulo


Um marginal na Flip

MARCO RODRIGO ALMEIDA (INTERINO)

Charles Peixoto, representante ainda ativo da poesia marginal brasileira, será um dos convidados da Flip, que neste ano vai de 30 de julho a 3 de agosto. No festival literário de Paraty ele lançará a coletânea "Supertrampo" (ed. 7Letras), na qual resgata poemas antigos e apresenta alguns inéditos. Peixoto iniciou sua carreira nos anos 1970, com livros artesanais e mimeografados. Apresentava seus poemas em performances irreverentes promovidas pelo coletivo artístico Nuvem Cigana, do qual também participavam Chacal e Ronaldo Santos, entre outros. Desde meados dos anos 1980 é roteirista da TV Globo: escreveu, por exemplo, os programas "Armação Ilimitada", "Malhação" e "Linha Direta". A programação completa da Flip 2014 será divulgada nesta terça (dia 13).

Invasão Holandesa
Após duas semanas de reuniões em São Paulo e no Rio, representantes da Fundação Holandesa das Letras voltam a Amsterdã com uma série de projetos engatilhados.

A fundação planeja promover a vinda de 15 autores holandeses ao Brasil no ano que vem, para tentar romper as barreiras literárias que separam os dois países. Pouquíssimos livros holandeses são lançados por aqui. A ideia é organizar eventos com os escritores e incluí-los na programação de festivais brasileiros, como a Flip (RJ) e a Pauliceia Literária (SP).

A fundação também patrocina a publicação de livros no país. Fechou acordos, entre outras, com as editoras 34 (para a edição de "A Câmara Escura de Dâmocles", de Willem Frederik Hermans), Rocco ("Do Lado de Fora, Guerra", de Janny van der Molen) e Radio Londres ("Lá em Cima, Silêncio", de Gerbrand Bakker, e "Joe Speedboat", de Tommy Wieringa).

Victor Tavares
Imagem da obra 'Neguinho Brasileiro', de Luís Pimentel
Imagem da obra 'Neguinho Brasileiro', de Luís Pimentel

Afrolivros
A editora Pallas estreia neste mês seu primeiro selo editorial, a Pallas Míni, dedicado a uma temática diferente: títulos infantis com foco em histórias de temas africanos e afro-brasileiros.

Os primeiros quatro títulos da coleção serão "Ombela: A Origem das Chuvas", do angolano Ondjaki, com ilustrações de Rachel Caiano; "Neguinho Brasileiro", de Luís Pimentel, ilustrado por Victor Tavares; "A Força da Palmeira", de Anabella López, que assina também as ilustrações; e "Pelo Rio", textos e desenhos de Vanina Starkoff.

A sessão de lançamento do selo acontece nesta terça (dia 13), das 11h às 14h, no Salão Eletrobrás, antiga casa do estudante da UFRJ.

Prata da casa A Grua Livros lança no final do mês a coleção "A Arte da Novela", composta apenas por textos clássicos. Os títulos serão comercializados exclusivamente pela Livraria Cultura. A primeira leva inclui os livros "Bartleby, o Escrevente" (Herman Melville), "A Briga dos Dois Ivans" (Gógol), "Freya das Sete Ilhas" (Joseph Conrad ) e "A Lição do Mestre" (Henry James).

Aniversário A agência literária Oasys Cultural comemora seus cinco anos de atividade com uma série de debates. Os escritores Sérgio Rodrigues, Raphael Montes e Marcos Eduardo Neves são alguns dos convidados. O evento acontece nesta quarta (dia 14), a partir das 17h, na Livraria Sabor Literário (RJ). Confira a programação em www.oasyscultural.com.br.

Império "A Política Exterior dos EUA e os seus Teóricos", trabalho do historiador Perry Anderson, será editado pela Boitempo em 2015. O teórico marxista apresenta no livro, em vasta análise, tanto a transformação dos Estados Unidos em grande potência mundial quanto os sinais de enfraquecimento após a crise de 2008 .

Exportação Enquanto acumula elogios por seu recém-lançado romance "O Professor", Cristovão Tezza ainda colhe os louros de do sucesso de "O Filho Eterno" no exterior. O livro acaba de ser lançado na China.

Poesia O moçambicano Mia Couto prepara para a Companhia das Letras uma antologia com seus poemas, além de alguns inéditos. Será lançada ainda neste ano.


Endereço da página:

Links no texto: