Folha de S. Paulo


O que faz o tempo passar rapidamente?

Sabe quando você está fazendo uma coisa da qual gosta muito e aí sua mãe lembra que é hora de tomar banho? Você pede para ela esperar e ela responde que pode aguardar dez minutos. De repente, ela chega e diz que já acabou o tempo, e você não se conforma. "Mas já passaram os dez minutos? Nem deu tempo de terminar o que eu queria!"

De manhã, na hora de se levantar e colocar o uniforme, tomar o café, arrumar o material para ir para a escola, acontece a mesma coisa: os tais dez minutos parece que voam no relógio!

Em compensação, quando você quer que chegue logo a hora de fazer ou receber algo que quer muito, parece que o tempo para. Sempre que você pergunta se já está na hora, ainda falta muito, muito tempo. Parece até que os relógios decidem funcionar em câmera lenta.

Mas o relógio funciona sempre da mesma maneira: o que muda é a noção do tempo de cada um, dependendo da atividade. Que tal um teste?

Experimente fazer alguma coisa de que gosta muito e marque um período no relógio: dez minutos, por exemplo. Quando achar que o tempo passou, olhe para ver quanto deu no relógio. Depois, faça algo que acha um pouco chato e marque o mesmo período. Quando achar que deu aquele tempo, veja quanto tempo durou.

Viu como parece que é diferente? É por isso que, às vezes, acontece alguma confusão entre você e seus pais. Eles têm uma noção de tempo diferente da sua.

Na escola também pode acontecer de você ter um determinado tempo para fazer uma lição e perceber que seus colegas conseguem e você não e vice-versa. Isso nada tem a ver com inteligência, e sim com o tempo de cada um. Por isso, nunca fique chateado nessa situação ou zoe um colega que demorou mais do que você.

O que faz o tempo voar para você? E o que faz com que ele pare?


Endereço da página:

Links no texto: