Folha de S. Paulo


Quer um bicho de estimação?

Você tem, ou quer muito ter, um animal de estimação? Um cachorro, um gato, um passarinho, um peixe, qualquer animal? Em geral, as crianças adoram ter um animalzinho, não é?

Ele pode ser companheiro nas brincadeiras, carinhoso quando você se sente sozinho e dar alegria quando você está um pouco triste sem nem mesmo saber o motivo.

Mas ter um animal de estimação dá trabalho! Eles sentem fome e sede, precisam de companhia pelo menos um tempo por dia, o local em que eles ficam precisa ser limpo sempre, fazem coco e xixi e ficam doentes. Então, quem tem um animal precisa fazer tudo isso, mas com a ajuda dos pais, é claro! O que não vale é deixar tudo na responsabilidade deles, não é?

Ah! E animal precisa ser bem tratado sempre. Sempre! Você sabe que algumas pessoas –adultos e crianças– maltratam seus animais, ou o dos outros? Isso acontece.

Nossa! Eu fiquei muito, muito triste e magoada quando eu vi, na internet, um vídeo que mostra uma pessoa maltratando um animal. E eu vi sem querer, porque eu não gosto de ver coisas desse tipo, não.

Espero que você não tenha visto, e que não veja nunca, fotos ou vídeos desse tipo e nem veja alguém fazer isso ao vivo.

Algumas crianças reclamam muito porque seus pais não deixam que elas tenham um animal em casa. Mas é preciso entender uma coisa: mesmo que você faça muito por ele, boa parte da responsabilidade fica nas mãos dos pais.

Quem vai levar o animal ao veterinário quando for preciso? Quem vai gastar dinheiro para providenciar tudo o que é necessário? São eles, não é verdade? E não são todos os pais que podem fazer isso ou mesmo que gostam de bichos, não são todas as casas e apartamentos que recebem bem um animal, principalmente cachorro. Então, quem não pode ter precisa dar um desconto aos pais e aceitar o "não" deles, mesmo com tristeza.

Alexandre Beck
Folhinha - Tirinha Armandinho ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Alexandre Beck
Folhinha - Tirinha Armandinho ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: