Folha de S. Paulo


Dá para vencer as dificuldades?

A mãe de uma menina de nove anos, que sabe que eu adoro brincar com números, me pediu para ver as lições de matemática da garota, por causa das notas baixas. Queria que eu dissesse como ajudar a filha.

Eu me encontrei com ela e com os problemas e contas que precisava resolver, e a primeira coisa que me disse foi: " Eu tenho dificuldade em matemática".

Essa frase me pareceu coisa de gente grande, então perguntei o que era "dificuldade". Sabe o que ela me respondeu? Que dificuldade significava que ela não conseguia.

Você também acha a mesma coisa? Pois não é! Dificuldade não quer dizer não conseguir. Dificuldade é quando a situação exige mais de você, só isso. Bem mais simples, não é?

E quer ver como consegue passar pelas dificuldades?

Se você joga videogame, pense em um jogo que, em uma fase, você teve de repetir duas, três, um monte de vezes, até conseguir passar para a próxima. Foi difícil, mas você se sentiu desafiado, provocado pelo jogo, e quis passar de qualquer jeito, é ou não é?

Pular corda, andar de bicicleta, jogar bola, nadar e muitas outras atividades também foram difíceis no começo, mas você tentou, tentou, errou, mas aprendeu porque não desistiu.

Os números e as palavras, no começo, parecem ser um bicho de sete cabeças. Mas, se você faz como já fez com várias outras coisas e insiste, mesmo errando, caindo, machucando-se de leve, uma hora vai conseguir vencer a dificuldade.

Mas é preciso esforço e concentração. O que faz o difícil parecer quase impossível é desistir rapidamente de conseguir o que queria, sabia?

"Ah, mas jogar videogame, pular corda ou andar de bike é muito mais legal", você pode dizer. Eu concordo que tem coisas mais gostosas e divertidas.

Mas, já que é preciso fazer outras coisas, mesmo não gostando (como aprender), é melhor ser mais forte do que a dificuldade.

Não acha?

Alexandre Beck
Alexandre Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: