Folha de S. Paulo


É chato ficar fora das festas?

A mãe de uma menina de nove anos está triste por causa de uma situação que aconteceu com a filha. Uma colega da classe dela fez festa de aniversário e não a convidou. Agora, a garota não quer mais ir para a escola e chora muito porque se sentiu excluída.

Você já passou por isso? Conhece alguém que viveu uma situação semelhante? Isso acontece bastante, sabia? Por isso, merece uma explicação.

Não ser convidado para uma festa, para um passeio, para ir à casa de um colega estudar, mesmo que outras crianças da sala tenham recebido o convite, não significa ser excluído.

Colegas não têm obrigação de chamar a classe toda para sua festa de aniversário, por exemplo. Quem comemora o aniversário irá convidar as crianças com quem mais brinca na hora do recreio, com quem tem mais afinidade, com quem mais simpatiza, esse tipo de coisa.

Dentro da escola e na sala de aula, nenhum colega pode recusar estar com outro. Se recusar, aí sim, a criança está excluindo a outra. Mesmo assim, essa situação acontece em algumas escolas. Você já percebeu que, na hora de fazer trabalhos em grupo, algumas crianças sempre ficam de fora? Isso não pode acontecer.

Mas para ter a companhia de algum colega fora da escola, seja para passear, ir a uma festa ou brincar, cada criança tem o direito de fazer suas escolhas.

Eu sei que é difícil passar por uma situação dessas, mas ela acontece e é preciso aprender a ser corajoso para seguir em frente.

É preciso lembrar que todos têm suas preferências em relação aos colegas, não é verdade?

Algumas crianças convidam sempre a classe toda para a festa de aniversário, eu sei disso. Sabe o que eu penso? Que esse costume foi inventado por quem achava que criança é fraca e não aguenta ficar de fora de nada. Eu acho que criança é forte e supera o que for necessário.

E você, o que acha?

Beck
Tirinha Armandinho
Beck
Armadinho crédito Alexandre Beck

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: