Folha de S. Paulo


Você gosta de marcas caras?

Qual é a marca do seu caderno? E a do tênis? E a do videogame que espera ganhar de seus pais? E a do aparelho celular que ganhará assim que eles acharem que já pode ter um?

Aposto que conhece um milhão de coisas. Dessas, quer ter algumas ou muitas. E acha que parte delas são melhores que as outras pela marca que têm, não é verdade?

A maioria dos seus amigos e colegas usam objetos de determinadas marcas. E você acredita que ter o mesmo objeto, só que de outra marca, pode parecer um pouco estranho.

É como se só valesse a pena ter exatamente o que os seus amigos têm, já que, do contrário, iria se sentir um pouco inferior a eles.

Sabe que isso é uma grande bobagem? Pense bem: todos os cadernos servem para a mesma coisa, que é escrever; todos os tênis também servem para calçar; e assim é com todas as outras coisas.

Claro que há diferença de qualidade e de preço entre os produtos. Mas sabia que as marcas da moda, aquelas que todo mundo usa, nem sempre são as de melhor qualidade? Pois é: elas fazem um baita sucesso por causa da propaganda.

A publicidade convence as pessoas de que ter algo daquela marca as torna mais importantes do que aquelas que não possuem o objeto. O objetivo das propagandas é só esse: vender mais o produto anunciado.

E quem se torna mais importante porque usa um certo tipo de tênis? Ou porque tem um aparelho celular de tal modelo? Ninguém, essa é a verdade. Então, é preciso ser esperto na hora de pedir algo a seus pais.

Quando tiver vontade de ter alguma coisa de uma determinada marca, precisa pensar nos motivos que tem para a escolha que está fazendo.

Ao pensar, vai perceber que nem sempre há motivos bons, que realmente importam. Aí, vale a pena pesquisar bastante, ver os preços de todas e descobrir o que elas oferecem.

Só assim, a escolha será realmente sua.

Alexandre Beck
Alexandre Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: