Folha de S. Paulo


novo embaixador em Washington

O embaixador aposentado Sérgio Amaral, 71 anos, foi convidado para assumir a embaixada do Brasil em Washington, em substituição ao embaixador Luiz Alberto Figueiredo, ex-ministro das Relações Exteriores no governo Dilma.
Amaral foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e porta-voz da presidência no primeiro mandato do tucano.
Também foi embaixador do Brasil em Paris e Representante do Brasil junto à OCDE e já serviu em Washington duas vezes.
Amaral e o ex-ministro da Fazenda e também embaixador Rubens Ricupero são muito próximos do chanceler José Serra e vêm aconselhando o ministro a respeito de mudanças no Itamaraty.
Entre 2009 e 2015, Amaral foi Presidente do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). No cargo, teve bastante contato com o então vice-presidente Michel Temer, que liderava a COMISSÃO SINO-BRASILEIRA DE ALTO NÍVEL DE CONCERTAÇÃO E COOPERAÇÃO (COSBAN).
Segundo a Folha apurou, o embaixador deve aceitar o convite. Mas toda a negociação será feita em sigilo porque o governo brasileiro só pode anunciar um novo embaixador quando o país de destno conceder o agrément ao indicado, ou seja, aceitá-lo no cargo.


Endereço da página: