Folha de S. Paulo


Do sítio em Paraty

Bruno Santos/Folhapress
PARATY,RJ, BRASIL, 28-07-2017: Terceiro dia da 15ª FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-ILUSTRADA *** EXCLUSIVO FOLHA***

De Paraty. Flip. Pedras e mais pedras, ruas de pedras, tem muitas pedras no caminho, ai os pés, ai a coluna, os neurônios, todos tontos olhando o chão, Lima Barreto se vinga dos admiradores. Chegamos na intervenção da negra que viralizou na internet. Bonita, forte, todo mundo de pé, aplaudindo, choraram sua vida de menina, filha de lavadeira entregando roupa, estudando, lendo para fugir do destino, da sorte mofina, querendo crescer, chegar à Flip. E chegou.

Na porta do sítio, à noitinha, havia excluídos, não excluídos na Flip, personagens de Faulkner e Flannery O'Connor, sul profundo, Brasil profundo, um homem alto, magro, sem dentes, foice enorme na mão, à procura de um porco fugido. Balbuciava e ria sem nexo, bermudas de algum turista americano deixadas para trás e no peito em letras garrafais "Fuck, fuck, fuck".

Nas malas da visita portuguesa vieram compotas, doces feitos por dona Catarina, no Algarve. Doce de abóbora com nozes, de pêssegos, de melão e de tomate... Tomates rosa, feios, mas gostosos. Maria, do Brasil mesmo, mandou figos mínimos em doce, lindos como esmeraldas, umas jóias. Colhidos mal despontam.

Lina portuguesa trouxe farinheiras de Monchique, uma zona serrana junto de Lagos. É um enchido de farinha de milho com carne de porco picada, sangue e especiarias, bastante cominho. Alheiras do Zezere, pão de trigo, galinha e temperos especiais.

Estamos bem. Na Flip dos excluídos vamos comer à portuguesa.


Endereço da página: