Folha de S. Paulo


Candidatura de Joaquim Barbosa causa tensão no PSB

A eventual candidatura de Joaquim Barbosa pelo PSB, em 2018, já causa tensão no partido. Um grupo de socialistas se prepara para lançar o ex-deputado Aldo Rebelo para a Presidência, nesta quinta (23), durante filiação de deputados à legenda.

SÓ PODE SER MENTIRA
"Eu nem acredito nisso. Mas, se for verdade, vou cancelar a viagem e nem vou ao Paraná", diz o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. "Como alguém [Aldo] que acabou de entrar no partido quer ser candidato sem debater com a nossa direção?" Siqueira conversa com Joaquim Barbosa sobre a eventual candidatura em 2018.

NÃO FUI EU
Aldo Rebelo diz que não está se lançando candidato.

BARULHO
A candidatura de Luciano Huck também segue gerando ruídos. O movimento Agora!, ao qual ele se integrou recentemente, diz que a proposta de Roberto Freire, presidente do PPS, para uma fusão com a legenda em torno do apresentador, revelada pela coluna "Painel", foi levada às reuniões internas. Mas não chegou a ser debatida já que o grupo não quer virar um partido.

PORTA ABERTA
O IDV (Instituto Para o Desenvolvimento do Varejo) fez estimativa entre as 70 empresas que representa e concluiu que elas vão abrir 100 mil vagas de trabalho intermitente nos próximos meses. Só a Riachuelo, de Flávio Rocha, criaria 4 mil postos.

PÉ DO OUVIDO
Rocha participou de jantar na terça (21) com Michel Temer, em Brasília, e relatou os números a ele. O presidente, segundo interlocutores, ficou impressionado.

NOME E SOBRENOME
Outros empresários saíram do encontro com a impressão de que Temer quer mostrar que estará no jogo eleitoral de 2018. Ou apoiando outro partido ou lançando candidato próprio -que muitos entenderam ser Henrique Meirelles.

-

DOIS EM UM
As exposições "Pisa na Paúra", de Lenora de Barros, e "Na Arte Interessa o que Não", de Décio Pignatari, foram abertas na terça (21), na Galeria Millan. Lilla Pignatari, viúva de Décio, os artistas Nino Cais e Elisa Bracher e a cantora Zélia Duncan passaram por lá.

-

NO MESMO LUGAR
Anna Carolina Jatobá decidiu que não vai trabalhar fora do presídio de Tremembé, mesmo depois de ter obtido o direito de cumprir pena em regime semiaberto. Ela teme a reação da população caso arrume um emprego na cidade. Prefere ficar protegida dentro do estabelecimento.

TEMPO
Acusada de matar, junto com o marido, Alexandre Nardoni, a enteada, Isabella Nardoni, ela foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão.

CÂMERA
O Museu da Diversidade Sexual receberá em janeiro uma mostra individual da fotógrafa Vania Toledo. Em atividade desde os anos 1970, ela fotografou personalidades como Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Zé Celso.

*

Além de imagens históricas, a exposição terá fotografias inéditas, como retratos das vocalistas da banda As Bahias e a Cozinha Mineira.

VOZ
A Prefeitura de São Paulo contratou 44 corais para apresentações de canções de fim de ano no dia 16 de dezembro. A escolha foi feita via chamamento público e os espetáculos serão em todas as Casas de Cultura, nos Centros Culturais e em algumas bibliotecas. Entre os selecionados há dois corais indígenas.

REGISTRO
A Capivara Editora lançará no sábado (25) um livro que reúne as obras produzidas pelo pintor e escultor ítalo-alemão Ernesto de Fiori durante seu exílio em São Paulo, entre 1936 e 1945.

A obra cataloga cerca de 400 pinturas, esculturas e desenhos do artista.

-

AGORA É QUE SÃO ELAS
A produtora Conspiração Filmes lançou na terça (21) a Hysteria, plataforma virtual de conteúdo produzido por mulheres. A diretora criativa do projeto, Carolina Albuquerque, o sócio da Conspiração Pedro Buarque de Hollanda e os atores Gabriel Braga Nunes e Maria Ribeiro passaram por lá. A festa, na Casa Baixo Augusta, teve show da cantora Letrux.

-

CURTO-CIRCUITO

O livro "Faz de Conta que É Tudo Verdade", de Ricardo Chapola, será lançado nesta quinta (23). Às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O ParkShoppingCanoas será inaugurado nesta quinta (23). Às 19h30, em Canoas (RS).

A segunda edição do festival literário Minha Língua, Minha Pátria -que reúne escritores de Portugal, Brasil e Moçambique- começa nesta quinta (23). Na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: