Folha de S. Paulo


Irregularidades em cartórios de SP surpreendem corregedoria do TJ-SP

Moacyr Lopes Junior-29.jun.11/Folhapress
Funcionário trabalha entre pilhas de processos em cartório
Funcionário trabalha entre pilhas de processos em cartório

Uma investigação de dimensões inéditas nos cartórios de SP revelou irregularidades que surpreenderam os integrantes da corregedoria do Tribunal de Justiça. De dez cartórios que já passaram pelo pente fino, três foram flagrados em desvios. Outros três estão sob suspeição.

MAIS É MENOS
Já foram encontrados casos em que despesas foram infladas para diminuir o valor de impostos devidos e outros em que repasses obrigatórios a órgãos do Estado não foram feitos, numa retenção irregular de recursos.

RODA VIVA
No total, 124 cartórios da cidade, que movimentam mais de R$ 1 bilhão por ano, vão ser vistoriados. Em correição feita fora da capital, donos de cartórios chegaram a perder a titularidade. Em um dos casos, em Santos, as irregularidades envolviam R$ 60 milhões.

NO MOMENTO
Ainda não é certo que o chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) concorra à reeleição ao Senado. "Estou avaliando as condições da minha candidatura", disse ele à coluna. A decisão só será tomada depois de uma avaliação do cenário, que ainda não está "presente no momento".

POSITIVO
Nunes se diz confiante, no entanto, de que a economia decolará. "Que ela está melhorando, está", afirma.

TELA GRANDE
Lula e Luiz Marinho, pré-candidato ao governo de SP, conversaram com Eduardo Suplicy sobre a possibilidade de ele se candidatar a deputado federal, deixando o caminho livre para Fernando Haddad disputar o Senado. Marinho disse que o partido poderia disponibilizar estrutura e mais tempo de TV ao atual vereador do que para outros concorrentes, por exemplo.

EU SOZINHO
Suplicy diz que será "muito difícil" sair a deputado. Já a ideia de ele e Haddad se candidatarem ao Senado é descartada de forma peremptória pelo ex-prefeito.

-

RIMA E BATIDA
O rapper Emicida fez show de gravação de um DVD na segunda (20). Os cantores MC Guimê, Vanessa da Mata, Pitty e Rael fizeram participações especiais. O também rapper Rico Dalasam compareceu ao evento, na Audio.

-

AQUELE ABRAÇO
Jair Bolsonaro diz que aceita a doação que Alexandre Frota quer fazer a ele da marca MBL -o ator disputou e ganhou do grupo os direitos sobre o nome. "Só não vou dar um beijo no Frota porque não sou do ramo", diz o presidenciável. O MBL faz críticas a Bolsonaro.

PODE TUDO
Judith Butler, que foi alvo de protestos de grupos conservadores em sua passagem recente pelo Brasil, vai virar tema do Carnaval. O grupo de teatro Os Satyros terá um trio elétrico no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta em 2018 que terá o tema "É Proibido Proibir". A companhia fará uma performance com 60 atores inspirada na obra da filósofa.

MARIA DA PENHA
De acordo com uma pesquisa inédita que será divulgada pela ONU Mulheres na quinta (23), quatro entre cada dez mulheres nordestinas que cresceram em lares violentos sofreram algum tipo de agressão dentro de casa na vida adulta. É a primeira vez que um estudo faz a ligação da violência doméstica entre gerações. Foram ouvidas 10 mil mulheres em nove capitais nordestinas.

COMPRAS
A Pinacoteca adquiriu, por meio do programa de patronos, um conjunto de nove obras para seu acervo. Entre elas há trabalhos de Cinthia Marcelle, Jonathas de Andrade, Marcius Galan, Bárbara Wagner
e Letícia Parente.

*

Uma das peças adquiridas, "Escala de Cinzas", de João Loureiro, é um refrigerador com seis sabores de sorvete, todos em tons de cinza, que o visitante pode comer em uma casquinha preta.

-

EVOLUÇÃO
A peça "A Tartaruga de Darwin", dirigida por Mika Lins, estreou na sexta (17), no Sesc Ipiranga. Os atores Ana Cecília Costa, Marcos Suchara e Tuna Dwek integram o elenco do espetáculo.

-

CURTO-CIRCUITO

Edu Lobo, Mauro Senise e Romero Lubambo lançam o disco "Dos Navegantes". De quarta (22) a sexta (24), no Sesc 24 de Maio.

Pedro Herz lança nesta quarta (22) o livro "O Livreiro". Às 18h30, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

Cerca de 20 crianças com idade entre 6 e 12 anos do Instituto Itaci, de tratamento do câncer infantil, farão nesta quarta (22) uma visita monitorada à fábrica da Puket.

com BRUNA NARCIZO e BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: