Folha de S. Paulo


Nota do Ministério Público sobre classificação etária confunde museus

A nota técnica divulgada na terça (7) pelo Ministério Público Federal afirmando que crianças podem entrar em eventos para maiores de 18 anos, se acompanhadas dos pais, gerou confusão nos museus. O Masp seguiu a orientação de imediato e já informou que permitirá a entrada. O Itaú Cultural resolveu consultar o Ministério da Justiça.

CRISTALINO
Para o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, a orientação do Ministério Público Federal se choca com o artigo 8º da portaria do Ministério da Justiça que define a classificação indicativa. O item diz explicitamente que os pais têm a prerrogativa de autorizar o acesso a obras "classificadas para qualquer idade, exceto não recomendadas para menores de 18 anos".

CÂMBIO
O instituto fez uma consulta formal ao próprio ministro Torquato Jardim e a Astério dos Santos, secretário de Justiça e Cidadania. O Ministério da Justiça deve dar uma resposta breve e não descarta até mesmo alterar a portaria.

CADA UM POR SI
Há cinemas, por exemplo, que, baseados na portaria, não deixam menores entrarem em filmes para maiores de 18 anos mesmo acompanhados pelos pais.

FOI BOM
O ministro da Educação, Mendonça Filho, diz que achou "excelente" a escolha do tema da redação do Enem neste ano. Apesar da polêmica, ele afirma que a iniciativa "coloca na pauta de reflexão um tema relevante que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros surdos ou com deficiência auditiva".

AINDA FALTA
Segundo o ministro, do total, só 54 mil estão matriculados na educação básica. "Este ano incluímos a videoprova em libras em todas as capitais do país, para 1.635 participantes do Enem", afirma. "Dá para ver que a questão deve estar na pauta do Brasil", afirma Mendonça.

-

MUNDO MELHOR
A 13ª edição do Prêmio Empreendedor Social foi realizada na segunda (6), no Teatro Porto Seguro.

Valdeci Ferreira, da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, recebeu o troféu de Empreendedor Social do Ano, ao qual também concorreu o advogado Ronaldo Lemos, do ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade).

Tábata Amaral, do Mapa Educação, foi finalista do Empreendedor Social de Futuro, assim como Hamilton da Silva, do Saladorama, que conquistou o troféu Escolha do Leitor.

A premiação, promovida pela Folha e pela Fundação Schwab, representada por Marisol Argueta, contou com apresentações da cantora Tiê, do ator Cleto Baccic e do coral Coração Jolie, com crianças refugiadas, e teve Zeca Camargo e Taís Araújo como mestres de cerimônias.

A atriz Luiza Brunet, a ex-consulesa da França Alexandra Loras e o dentista Fábio Bibancos também presenciaram o evento.

-

CABO DE GUERRA
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) se posicionaram internamente contra a pré-candidatura de Manuela D'Ávila à presidência pela legenda. Para eles, a prioridade do partido deveria ser a reeleição de Dino, único governador da legenda, que é apoiado pelo PT.

PASSO PARA TRÁS
Caso a candidatura de Manuela vá para a frente, o PT já avisou que vai retirar o apoio a Dino, o que pode inviabilizar seu projeto de reeleição. Roseana Sarney anunciou, na sexta (3), que será candidata ao governo do Estado contra ele.

MILHO
Ricardo Saud, da J&F, já saiu da solitária mas segue cumprindo castigo em sua cela, na Papuda. Por ter desrespeitado um agente, não pode tomar banho de sol nem receber visitas.

À DISPOSIÇÃO
E a J&F diz que tem "total disposição" de apresentar as informações de "mais de 80 anexos" ao ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), que em entrevista à Folha fez duras críticas aos delatores da empresa. A empresa diz que seus colaboradores descrevem de forma clara a corrupção sistêmica brasileira.

PROTEÇÃO E HONRA
A J&F diz ainda que o "paradoxo atual -delatores presos e delatados soltos -indica que a colaboração premiada precisa ser valorizada". E que o instituto deveria ser "protegido e honrado".

NA CHUVA
Elba Ramalho, Caco Ciocler, Marcos Palmeira e outros 30 artistas enviaram na terça (7) uma carta ao STF para pedir que os ministros declarem inconstitucional o novo código florestal. Eles afirmam que a lei desprotege área de floresta de quase dez vezes o tamanho da Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), área que também mobilizou recentemente artistas em prol do meio ambiente.

EU SOZINHO
O músico João Suplicy fará na quarta (8), no MIS, o lançamento oficial de seu álbum "João". É o primeiro trabalho solo do artista depois de sua participação na banda Brothers of Brazil com o irmão Supla. "Tinha material para fazer uns quatro discos. Comecei fazendo um", diz.

-

CURTO-CIRCUITO

A cantora e compositora Branca Lercher faz show gratuito de lançamento de seu novo álbum. Nesta quarta (8), às 21h, no Tupi or Not Tupi.

Começa nesta quarta (8) a campanha de arrecadação do Natal Super Fantástico, promovido pelo Instituto Novo Brasil.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO


Endereço da página:

Links no texto: