Folha de S. Paulo


Temer deve cancelar almoço com Angela Merkel por crise no Brasil

Sergei Karpukhin/Reuters
Russian President Vladimir Putin (L) shakes hands with his Brazilian counterpart Michel Temer during a meeting at the Kremlin in Moscow, Russia June 21, 2017.
Michel Temer em encontro com o presidente russo, Vladimir Putin

O núcleo duro do governo Michel Temer defende que o presidente cancele viagens e altere a agenda internacional para se dedicar exclusivamente à política interna. A hora, na opinião de alguns, é de concentrar todas as forças na luta pela sobrevivência do grupo no poder.

CANO
Um dos primeiros compromissos que devem ser cancelados é um almoço com a chanceler alemã Angela Merkel, pré-agendado para o dia 6 de julho. Ele ocorreria em Berlim, um dia antes da reunião do G-20, em Hamburgo, também na Alemanha.

CABEÇA
A equipe econômica tenta convencer Temer a manter o compromisso -ou ao menos a agenda do G-20. O encontro terá a presença de líderes como o americano Donald Trump e o russo Vladimir Putin. A ausência de Temer poderia passar a impressão de que o Brasil está acéfalo.

ESPERANÇA
Na sexta-feira (23), o Itamaraty ainda considerava a hipótese de Temer manter o almoço com Merkel.

VOTO VENCIDO
O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) já defendia a permanência do presidente no Brasil antes que ele embarcasse para a Rússia e para a Noruega. Foi voto vencido.

ALGO NOVO TODO DIA
Fernanda Lima diz que continua aprendendo coisas novas sobre gênero e sexualidade no programa "Amor & Sexo" (Globo), que apresenta há oito anos.

*

Não dá para querer entender tudo, mas o respeito é fundamental", afirma ela em entrevista à revista "Glamour" que chega às bancas na próxima semana.

LUTO
A morte de Clara Maria, irmã de Caetano Veloso e Maria Bethânia, na sexta-feira (23), acabou adiando o encontro que a produtora Paula Lavigne, mulher do cantor baiano, tinha programado em SP no sábado (24) com artistas contrários ao governo Temer e alguns políticos da Rede.

RUIDOSO
O Museu de Arte Sacra bateu recorde de público com a mostra "Silencio", da designer Elisa Stecca. A exposição recebeu mais de 9.000 visitantes, três vezes mais do que média no espaço, que é de 2.000 pessoas.

OUTRAS VOZES
A ação no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre deputados e senadores sócios de emissoras de rádio ou TV terá no papel de "amicus curiae" (parte interessada) a ONG Artigo 19, o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). As duas primeiras entidades são abertamente contrárias à posse por políticos.

VOZES 2
Os três pedidos foram aceitos na quinta (22), dois dias após a Abert solicitar que fosse ouvida no processo. Na petição ao ministro Gilmar Mendes, relator do caso, a associação diz que o pleito é improcedente. E também requer que o STF interrompa ações em instâncias inferiores sobre o tema, até que a corte analise o mérito. "Há insegurança jurídica. Já foram cinco decisões para tirar rádios do ar", diz Cristiano Flores, da Abert.

ETIQUETA NO TRABALHO
O livro "Chic Profissional", de Gloria Kalil, teve lançamento na segunda (26). A apresentadora Maria Prata participou de um bate-papo com a autora. Os estilistas Geová Rodrigues e Glória Coelho e o arquiteto Michel Safatle compareceram ao evento, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O dono do espaço, Pedro Herz, também passou por lá.

ACERVO PERMANENTE
A Pinacoteca de São Paulo vai receber uma doação de uma obra de R$ 200 mil da família do escultor e desenhista grego Nicolas Vlavianos. A peça "Totem para SP" faz parte da exposição "Vlavianos: Trajetória", que esteve em cartaz na Estação Pinacoteca e foi encerrada.

MULTITAREFAS
A Orquestra Petrobras Sinfônica está se aventurando no mundo da gastronomia para tentar chamar a atenção de um público mais amplo. Os músicos lançam nesta semana uma série de vídeos no YouTube em que o violinista Márcio Sanchez recebe convidados para ensinar a eles pratos rápidos. São cinco episódios com o objetivo de apresentar o universo da música clássica para pessoas em busca de receitas.

CURTO-CIRCUITO

O 10º Anuário Análise Diretores Jurídicos e Financeiros, da Análise Editorial, será lançado nesta quinta (29), às 8h, no hotel Maksoud Plaza.

A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município recebe nesta quarta (28) o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira para palestra.

O vereador Eduardo Tuma e o advogado Ricardo Sayeg entregam prêmio nesta quarta (28) à reitora da PUC, Maria Amalia Andery, na Câmara.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: