Folha de S. Paulo


Ministério Público investiga marca que contratou youtuber de 11 anos

Divulgação
Monster High Divulgação
Desenhos das bonecas Monster High, da Mattel

O Ministério Público de São Paulo começou a apurar a ação publicitária da Mattel que usou uma youtuber de 11 anos para divulgar a linha de bonecas Monster High. A iniciativa da marca foi denunciada pelo Instituto Alana, que combate propaganda para crianças. No canal de vídeos, com 2 milhões de inscritos, uma promoção dava brinquedos e levava as vencedoras para um evento na empresa.

VÍDEO NOVO
A Promotoria da Infância e da Juventude levou em conta a proteção a menores e as leis do consumidor para instaurar o inquérito civil e investigar se houve prática de publicidade abusiva. A Mattel não comenta o assunto.

GUERRA AO PIXO
O novo secretário estadual de Cultura, José Luiz Penna (PV), diz que considera "precipitada" a atitude da gestão João Doria (PSDB) de apagar pichações e grafites na cidade. "A gente precisa ter muita cautela com essas atividades, é preciso entendê-las. O mundo está querendo estudar o pixo, então é porque alguma coisa tem. Achei que [a prefeitura] correu mais que a bola", afirma ele, que tomou posse na quinta (6).

TEMPO AO TEMPO
Nomeado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), Penna diz que não tem candidato para presidente em 2018. "Ainda é muito cedo. Você sabe o que vai sair da Lava Jato?"

FALE COM ELA
Janaina Paschoal já deu duas entrevistas para os jornalistas Darlene Dalto e Alexandre Nobeschi, que querem fazer um livro sobre o impeachment a partir de depoimentos dela. A advogada e professora, autora da ação que derrubou Dilma Rousseff, não vai assinar a obra, que deve sair até agosto. "Vou lançar, em 2018 ou 2019, meu próprio livro, em que quero fazer uma descrição jurídica e incluir documentos, e-mails e trechos de delações", diz ela.

VADE RETRO
O elenco e a direção de "Vade Retro" se reuniram na quinta (6) para lançar a nova série da TV Globo. Os atores Tony Ramos, Maria Casadevall, Monica Iozzi e Juliano Cazarré estiveram no evento, no Drosophyla Bar, na Consolação. A autora Fernanda Young, o diretor Mauro Mendonça Filho e as atrizes Cecília Homem de Mello e Maria Luisa Mendonça também passaram por lá.

PALCO PAULISTA
Paulo Betti fará temporada de dois meses em São Paulo da peça "Autobiografia Autorizada" a partir de 11 de agosto, no Teatro Vivo. No ar até junho na novela da Globo "Rock Story", o ator está conciliando as gravações com sessões do espetáculo.

A GENI
E Betti, que participou de uma das reuniões convocadas na Globo após a acusação de assédio sexual contra o ator José Mayer, diz que o tema é grave e precisa ser discutido, mas pede cautela. "Sou amigo do Zé, um ator maravilhoso. Respeito muito o movimento das moças e defendo o debate, mas não me sinto confortável para tacar pedras em quem está sendo apedrejado."

SOCIEDADE ARTÍSTICA
Lilian e Margareth Gonçalves, filhas de Nelson Gonçalves (1919-1998), estão criando uma espécie de clube para ajudar a financiar as comemorações dos cem anos de nascimento do cantor. Quem quiser participar da ação Amigos de Nelson Gonçalves terá que dar R$ 1.000 "para os trabalhos iniciais do centenário". Em troca ganhará vantagens como credenciais de acesso aos eventos e CD.

NOVOS LÍDERES
O novo presidente do Instituto de Formação de Líderes (IFL) de São Paulo, Miguel Lemos, tomou posse na segunda (3) com a nova diretoria da entidade. O dono da Riachuelo, Flávio Rocha, esteve na cerimônia, no Museu da Casa Brasileira.

CURTO-CIRCUITO

Luisa Micheletti faz sessão de autógrafos do livro "Nem Sofá Nem Culpa", neste sábado (8), às 17h, na Conceição Discos.

O Circuito Casa da Mulher, ônibus do Instituto Arte de Viver Bem, estará neste sábado no parque Ibirapuera, com informações sobre saúde.

O conselheiro Arnaldo Hossepian, do Conselho Nacional de Justiça, fala neste sábado sobre judicialização da saúde no Brasil, na Conference at Harvard & MIT.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: