Folha de S. Paulo


Programa de Marcela Temer para a infância é barrado em São Paulo

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 09-02-2017, 12h00: A primeira dama Marcela Temer recebe as primeiras damas dos estados para falar sobre o programa do governo Criança Feliz, no Palácio da Alvorada. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
A primeira-dama Marcela Temer

O Criança Feliz, programa adotado pela primeira-dama Marcela Temer, "embaixadora" da iniciativa, foi barrado na capital paulista. O Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), responsável por avalizar a entrada do município no projeto para a primeira infância, não autorizou a adesão.

GRANDE FAMÍLIA
O órgão argumentou haver "ausência de informações em relação às questões técnicas, operacionais, metodológicas e conceituais" do projeto federal. "Isso prejudica quase 6.000 famílias", diz Floriano Pesaro, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que faz a implementação do programa em São Paulo. "Foi uma decisão política e contrária ao interesse público." De 300 municípios aptos a participar do Criança Feliz, 228 se inscreveram.

FAMÍLIA 2
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social diz que espera conseguir reverter a rejeição. Uma alternativa em estudo é fazer a adesão mesmo sem o aval do Comas. Depois da implementação, ele seria submetido novamente à avaliação do conselho. O governo federal, em nota, afirma que "não há ausência de informações" e que "o programa foi exaustivamente discutido".

FAMÍLIA 3
O Comas é formado por nove representantes da sociedade civil e outros nove do poder público. Autoridades da prefeitura afirmam que boa parte dos integrantes ainda é ligada à gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

FAXINA
O governo federal vai contratar uma empresa de limpeza para as unidades que abrigam os seguranças da Presidência em São Paulo. São dois locais: uma casa no Alto de Pinheiros e uma garagem na Vila Mariana. O gasto será de R$ 93 mil, pelo prazo de um ano. A justificativa é que não há funcionários aptos para as funções, mas apenas os servidores responsáveis pela segurança dos familiares do presidente Michel Temer.

SOB APLAUSOS
O prefeito João Doria e sua mulher, Bia, assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal com o Coral Paulistano Mário de Andrade, no Theatro Municipal, no domingo (5). O secretário de Cultura, André Sturm, o escritor Milton Hatoum e o diretor do Balé da Cidade, Ismael Ivo, também viram o espetáculo, regido pelo maestro Roberto Minczuk. Estiveram ainda na plateia os empresários Facundo Guerra, com a filha Pina, e Eliane Dias.

OLHARES
Há dez anos, Leide Jacob entregou uma câmera para que as cuidadoras de sua mãe, Leide Moreira, filmassem sempre que ela escrevesse uma poesia: portadora de esclerose lateral amiotrófica, ela escreve com os olhos, já que não movimenta nenhuma outra parte do corpo. O resultado é o documentário "Minha Poesia", que a filha inscreveu em vários festivais de documentários pelo mundo e que acaba de ser selecionado para o NYC Independent Film Festival, dos EUA.

OLHARES 2
Em uma década, Leide Moreira, que desde 2004 começou a perceber os sintomas da doença, já publicou três livros de poesia. Muitas viraram música, como registra o documentário. Assinam a trilha sonora também Elder Costa, Rafael Toledo e Nuno Mindelis.

FAKE NEWS
Débora Falabella está tendo dor de cabeça com uma conta falsa no Twitter. O perfil usa o nome da atriz e já teve mensagens citadas em sites como se fossem escritas por ela —uma delas foi um suposto apoio ao ex-presidente Lula. A atriz, por ora, decidiu não pedir na Justiça a suspensão da página, mas alerta fãs que só está em uma rede social, o Instagram (@deborafalabellaoficial).

VERDE NOVO
O paisagista Gilberto Elkis, que assina o projeto do hotel Unique, será o responsável por revitalizar o jardim no terraço do edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, no centro. Segundo sua assessoria, tanto o projeto quanto a obra serão doados à cidade e não terão custos para a gestão João Doria (PSDB).

AINDA É CARNAVAL
O desfile das escolas campeãs do Carnaval de São Paulo, na sexta (3), levou ao Anhembi o ator Paulo Vilhena e o ginasta Arthur Nory, que circularam pelo camarote Bar Brahma. Os músicos Margareth Menezes, Serjão Loroza, Sandra de Sá e Sandamí fizeram show no espaço. Já o sambista Dudu Nobre cantou no São Paulo, Samba e Carnaval. Alexandra Loras, ex-consulesa da França, também assistiu ao desfile.

CURTO-CIRCUITO

André Lemos Jorge, ex-juiz do TRE-SP, assume a pós-graduação em direito do grupo Uninove.

Os empresários Ricardo Pelosini e Luis Gustavo Moreira inauguram nesta terça (7) o Just Run Club, estúdio de corrida indoor, na Vila Olímpia.

O MIS prorrogou a mostra sobre Silvio Santos até 26/3.

A casa de drinques The Juniper 44° será inaugurada nesta terça (7) à noite, no Itaim Bibi.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: