Folha de S. Paulo


Bienal de SP amplia público e chega a 34% de visitantes de baixa renda

A Bienal Internacional de Arte de São Paulo está conseguindo atingir um público cada vez mais amplo. Na 32ª edição, de setembro a dezembro de 2016, que recebeu 917 mil pessoas, 34% dos visitantes foram de baixa renda —recebem até cinco salários mínimos. Foi um aumento de 7 pontos percentuais em relação à bienal anterior e de 18 pontos na comparação com a 29ª edição. A mostra também atraiu cerca de 13 mil estrangeiros que vieram para SP só por causa do evento.

QUERO SER POP
Desde a crise do evento, em 2008 (que ficou conhecida como Bienal do Vazio), a entidade buscou ampliar o público não só em número, mas atraindo gente não necessariamente ligada à arte. A direção se surpreendeu com a taxa de satisfação de 95%.

QUERO SER POP 2
"As pessoas entendem a importância artística da Bienal, mas até então consideravam uma coisa difícil, não prazerosa", afirma a superintendente da instituição, Luciana Guimarães.

Leia a coluna completa aqui.


Endereço da página:

Links no texto: