Folha de S. Paulo


Câmara vai discutir veto a isenção previdenciária

A Câmara dos Deputados deve discutir o fim de toda e qualquer isenção de imposto ou contribuição ligados ao financiamento previdenciário no país. O tema será debatido pela comissão que analisará a reforma da Previdência a partir de fevereiro.

BURACO FECHADO
As renúncias fiscais que impactam a Previdência chegam a cerca de R$ 43 bilhões, o que equivale a algo como 30% do rombo do INSS.

NA RODA
O tema é polêmico, já que afeta igrejas, micro e pequenas empresas e setores do agronegócio, que têm bancadas fortes no Congresso.

CRAVO E FERRADURA
Parlamentares que devem integrar a comissão, e que são da base do governo, no entanto, acreditam que, ao combater os ralos por onde escorre o dinheiro da Previdência, será mais fácil impor medidas impopulares como o aumento da idade mínima para a aposentadoria.

PARA O ALTO
A proposta, que incluiria o veto em artigo da Constituição, radicaliza iniciativa do próprio governo, que faz um pente-fino nas isenções para aumentar a arrecadação.

COLATERAL
No governo já havia quem defendesse a proposta do fim das isenções. Mas a equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, bateu o pé: isso poderia forçar uma compensação de tributos para setores afetados que acabaria se transformando em uma minirreforma tributária.

OURO
Os emissários de Adriana Ancelmo, mulher de Sergio Cabral, que procuraram advogados para orientá-la numa eventual delação premiada dizem que ela tem um trunfo na manga: o Judiciário, e não apenas do Rio.

OURO 2
Como advogada e mulher de Cabral, ela acompanhou indicações de magistrados e conheceria o relacionamento de alguns deles com o setor empresarial.

MEMÓRIA HISTÓRICA
Organizações da comunidade judaica realizaram um ato no domingo (29) em homenagem às vítimas do Holocausto. Compareceram o presidente Michel Temer, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, o governador Geraldo Alckmin com a mulher, Lu Alckmin, o prefeito João Doria e o cardeal dom Odilo Scherer.

CERCO NA VILA
Fiscais recolheram 535 latas de cerveja e refrigerante, 138 litros de bebidas como vodca e vinho químico e dez carrinhos de ambulantes em blitz nas ruas da Vila Madalena no fim de semana. De acordo com a Prefeitura Regional de Pinheiros, inspeções assim, de surpresa, serão frequentes. Quando veem a fiscalização, muitos vendedores fogem e deixam para trás os produtos, que depois são destruídos, segundo a subprefeitura.

NA TERRINHA
A cineasta Laís Bodanzky está fechando uma coprodução com Portugal para seu filme sobre dom Pedro 1º, que será interpretado por Cauã Reymond. O ator e a diretora já visitaram o país europeu, onde serão gravadas algumas das cenas, para começar a produção. As gravações serão no segundo semestre.

DO CINZA À COR
Autora das ilustrações do Acadêmicos do Baixo Augusta, a artista plástica Rita Wainer procura uma lateral de prédio na rua da Consolação para pintar uma cópia da arte criada para a agremiação. O bloco vai desfilar pela via no dia 19 de fevereiro.

COMENDADOR DA RUA
E o ator e cantor Alexandre Nero vai se apresentar no Acadêmicos, ao lado de artistas como Tulipa Ruiz, Tiê e Fafá de Belém. O bloco terá neste ano, além do trio, um carro abre-alas. A organização diz que ele vem com uma surpresa para fazer "refletir e se divertir ao mesmo tempo".

DE VOLTA
O advogado Luiz Gustavo Bichara dá palestra nesta terça (31) na Expert Latin American Conference, para mais de 800 participantes do mercado financeiro, em Miami, na Flórida. O tema será a repatriação brasileira.

ALTA VERÃO
O cabeleireiro Max Weber e o estilista Lorenzo Merlino estiveram na festa Summer Party, da revista "Glamour", no sábado (28), na Cidade Jardim.

CURTO-CIRCUITO

A professora e fisioterapeuta Betty Gervitz inicia nesta semana o semestre das aulas de dança étnica e alongamento, no Espaço Steps, em Pinheiros.

A galeria Saphira & Ventura, com unidades em Nova York e Londres, faz coquetel nesta terça (31) para abrir sua filial em SP. No Transamérica Classic Ópera, no Jardim Paulista.

A produtora Sara Silveira e a diretora Caroline Leone lançam nesta terça (31) o longa "Pela Janela" no Festival de Rotterdam, na Holanda.

A Open Society Foundations faz nesta terça (31) a apresentação do relatório "Crack: Reduzir Danos - Lições Brasileiras de Saúde, Segurança e Cidadania". No Tucarena, às 19h.

O diretor Ignácio Coqueiro e o ator Jorge Pontual lançam o documentário "Enigma das Letras", nesta terça (31), às 11h, na Academia Brasileira de Letras.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: