Folha de S. Paulo


Cerca de 700 mil empresas brasileiras se tornaram inadimplentes em 2016

Cerca de 700 mil empresas brasileiras passaram a ser inadimplentes em 2016, segundo levantamento da Serasa Experian. Até novembro, 4,7 milhões dos CNPJs operacionais estavam com dívidas –55% do total de 8,5 milhões. São os maiores números absoluto e relativo de inadimplentes já registrados pelo órgão, que começou a medição no ano passado.

O BURACO...
O total dessas dívidas chegou a R$ 111 bilhões, também um recorde. As empresas mais afetadas são as mais novas. Cerca de 40% das devedoras têm até cinco anos.

...SÓ CRESCE
O índice de CNPJs inadimplentes vem subindo desde que foi criado. Em junho de 2015 eram 3,9 milhões de empresas com dívidas atrasadas. Em outubro daquele ano, 4 milhões. Em junho deste ano, 4,5 milhões.

O BÁSICO
Para o economista Luiz Rabi, da Serasa, a situação mostra a necessidade de redução dos juros. "Em ambiente de recessão, não dá para contar com aumento de vendas para aliviar a situação e o único caminho é renegociar. Mas com esses juros é impossível", diz ele.

AQUELE ABRAÇO
O ato que apoiadores de Fernando Haddad (PT) marcaram para esta sexta (30) recebeu cerca de 800 confirmações via Facebook. O evento "Valeu, Haddad: despedida do prefs" começa às 10h, em frente à prefeitura. Participantes esperam que o prefeito, que no domingo (1º) transfere o cargo a João Doria (PSDB), apareça por lá.

COMPRAS DE VERÃO
A busca por "mosquiteiros" no Google mais do que quadruplicou. Segundo a empresa, a procura pelo termo em dezembro deste ano foi 336% maior do que no mesmo período de 2015. Outra palavra que está em alta é "protetor solar", que foi 60% mais buscada neste mês em relação ao ano passado.

NOVOS OLHARES
Para defender "o direito dos profissionais negros de produzir, realizar e criar", as cineastas Viviane Ferreira (à esq.) e Joyce Prado se uniram a colegas para fundar a Apan (Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro). O grupo, que já tem cem membros, fez um seminário em SP há alguns dias.

*

"O setor audiovisual repete o padrão racista da sociedade, com o agravante de ser uma das principais ferramentas para fortalecimento ou destruição do campo simbólico", diz Viviane, a presidente da organização. Além do espaço para trabalhar, a entidade luta para que seus temas sejam mais abordados. "Precisamos discutir nossas questões entre nós", diz Joyce, coordenadora da Apan.

CARA DA CIDADE
O jornalista e músico Cadão Volpato vai assumir a diretoria do Centro Cultural SP. Criador da banda Fellini e ex-apresentador do programa "Metrópolis" (Cultura), ele terá a missão de tornar o espaço "referência da cidade em termos de cultura", segundo o futuro secretário da Cultura, André Sturm.

BRADO RETUMBANTE
Em mensagem de fim de ano, o príncipe dom Luiz de Orleans e Bragança afirmou que em 2016 "os brasileiros saíram às ruas bradando 'quero o meu Brasil de volta'" e afastaram "as ameaças de uma corrente política que teve a pretensão de nos impor uma ordem de coisas profundamente contrárias às nossas tradições". O trineto de Pedro 2º desejou perseverança na luta por "uma civilização cristã e monárquica".

FIM DE ANO NA BAHIA
Sasha Meneghel foi à festa We Love Trancoso, na Bahia, na quarta (28). Dudu Massa e os empresários Tato Malzoni e Bruno Khouri estiveram no evento, promovido pela agência Haute. Também passaram por lá as blogueiras Lelê Saddi, Luciana Tranchesi e Lala Rudge.

*

CURTO-CIRCUITO

O Jockey Club de São Paulo recebe neste sábado (31) a festa Réveillon dos Sonhos, a partir das 22h.

Os chefs Morena Leite e Vico Crocco assinam o cardápio de verão do Cafe de La Musique Trancoso.

Os DJs Pete tha Zouk e Illusionize tocam no Réveillon do Sundance Festival, em Arraial d'Ajuda (BA).

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: