Folha de S. Paulo


Campanha de Dilma pagou comício de Temer no Rio de Janeiro

Na lista de despesas de Michel Temer bancadas pela campanha de Dilma Rousseff em 2014 está a "montagem e desmontagem" de um comício na quadra da Portela, no Rio de Janeiro. O serviço foi prestado pela Focal, uma das empresas investigadas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob suspeita de participar de esquema de lavagem de dinheiro na campanha.

ELA MERECE
No evento, no dia 18 de outubro de 2014, Temer, então candidato a vice, elogiou Dilma: "Quando o governo vai bem, ele deve se reeleger. Vamos reeleger Dilma pelo que ela fez pelo Brasil e particularmente pelo Rio", disse.

Reprodução
documento TSE campanha dilma
Nota fiscal do pagamento da campanha de Dilma à Focal

ASA DELTA
Outra lista de documentos mostra os voos feitos por Temer e pagos pela campanha de Dilma. Do fim de julho a meados de agosto, por exemplo, ele fez sete viagens, em helicópteros e jatos Citation e Falcon 2000. Os gastos chegaram a R$ 390 mil.

O CARA
Na lista de voos há também o nome dos passageiros que acompanharam o vice nas viagens. Eliseu Padilha, hoje ministro da Casa Civil, estava em quase todas.

Reprodução
Vôos temer
Lista de voos feitos por Temer em 2014 durante a campanha de Dilma

BRAÇOS DADOS
"Os documentos comprovam que a chapa Dilma/Temer era única, arcando com os gastos da campanha da candidata a presidente e do vice com viagens e eventos. Ela era única porque não existe presidente sem vice nem vice sem presidente", diz o advogado da campanha de Dilma, Flavio Caetano.

CADA UM NA SUA
Gustavo Guedes, advogado de Temer, diz que pediu a separação das contas no TSE apenas na parte de arrecadação, e não de gastos, sobre os quais não pairaria "nenhuma suspeita de irregularidade". O tribunal analisa se as contas devem ser julgadas em conjunto ou de forma isolada, o que salvaria Temer de eventual condenação imposta a Dilma.

EU SOZINHO
Temer dizia a interlocutores, até ontem, que tentaria empurrar com a barriga a escolha de um substituto para Geddel Vieira Lima. Ele ocupava a Secretaria de Governo e cuidava da articulação com o Congresso.

MEMÓRIA DO CAMPO
O apresentador Walter Casagrande e o jornalista Gilvan Ribeiro autografaram o livro "Socrates e Casagrande - Uma História de Amor" no sábado (26), na Livraria da Vila de Pinheiros. O escritor Marcelo Rubens Paiva, o colunista da Folha Juca Kfouri e o jornalista José Trajano participaram de bate-papo sobre a obra. A cantora Baby do Brasil e a produtora Carol Rocha estiveram no evento.

AQUARELA
Os retratos de Sérgio Cabral (PMDB) e da mulher dele, Adriana Ancelmo, pintados por Romero Britto foram presente do artista para o casal, diz o próprio pintor. Ele mora em Miami e pediu à sua equipe no Brasil para divulgar a informação, diante da suspeita de que as telas apreendidas poderiam ter sido adquiridas pelo ex-governador do Rio, que está preso, para lavar dinheiro.

AQUARELA 2
Romero acredita que, com a afirmação de que as obras foram doação, ficaria afastada essa possibilidade, investigada pela Polícia Federal.

SAIA JUSTA
Dany Bananinha, assistente de palco do programa "Caldeirão do Huck", da Globo, ganhou processo contra uma loja que vende roupas de ginástica pela internet. A Justiça do Rio concordou com a tese de que o site Dani Banani provoca "associação indevida" com o nome da modelo —que não tem nenhuma relação com a empresa.

JUSTA 2
Segundo Mariana Zonenschein, advogada de Bananinha, já passa de R$ 120 mil a multa por descumprimento da ordem de parar de usar o nome. Após o início do processo, o site passou a se chamar FitYou Nation. Para a defensora da modelo, foi uma "manobra" para evitar a suspensão da página. Ela vai informar a troca à Justiça. A empresa não se manifestou até a conclusão desta edição.

PORTAS ABERTAS
A terceira edição do projeto In Loco, da Lar Galeria, teve abertura na sexta (25), na Vila Madalena. O grafiteiro Risada e os artistas plásticos Antonio Peticov e Guto Lacaz tiveram obras exibidas na exposição, que transforma residências de artistas em galerias de arte temporárias. O fotógrafo Chico Tchello foi um dos convidados.

*

CURTO-CIRCUITO

A Oficina Cultural Oswald de Andrade faz nesta terça (29), às 19h, leitura de "Electra Enlutada" com o Arte Ciência no Palco.

O artista Marcos Amaro expõe na Scope Miami Beach, que começa nesta terça (29) nos EUA.

Carlos Ayres Britto toma posse nesta terça (29) como conselheiro da FecomercioSP.

Carlos Cruz será eleito por aclamação, nesta quarta (30), presidente da APM (Associação Paulista de Municípios).

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO


Endereço da página:

Links no texto: