Folha de S. Paulo


Perda de foro privilegiado foi barreira para que Geddel saísse do governo

Alan Marques - 6.set.2016/Folhapress
O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, em entrevista em setembro
O ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, em entrevista em setembro

A possibilidade de Geddel Vieira Lima perder o foro privilegiado na Justiça, que tinha como ministro, foi um dos obstáculos para que ele saísse mais rápido do governo.

MÃO DUPLA
De acordo com interlocutor direto de Michel Temer, essa é uma das razões que explicam o "apego" de Geddel ao cargo mesmo depois de a crise se intensificar. E também a tolerância do presidente, que acabou arrastado para o centro do escândalo.

OI, MORO
Geddel está citado nas duas principais delações da Operação Lava Jato : a da Odebrecht e a da OAS. Terá agora que responder ao juiz Sergio Moro sobre eventuais irregularidades.

SUPER BONDER
A previsão é de que a saia justa se repita. Ministros como Eliseu Padilha, da Casa Civil, e José Serra, das Relações Exteriores, também aparecem nas delações. Como têm foro, responderão a eventuais investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). Desde que permaneçam em seus cargos.

CAIXA
Pelo menos em uma situação Geraldo Alckmin e José Serra se unem nas delações premiadas das empreiteiras. Contribuições à campanha eleitoral de Serra para o governo de SP em 2006 estavam ligadas ao pagamento de obras feito para as empresas pelo governo estadual, então ocupado por Alckmin.

NÃO PARA NÃO
Raul Gil, cujo contrato com o SBT não foi renovado, diz que não pensa em se aposentar após o fim do seu programa, em fevereiro. "Eu amo o que faço, nunca vou parar", diz o apresentador. Ele afirma estar avaliando propostas de outras emissoras.

NÃO PARA NÃO 2
Raul nega que tenha ficado chateado com Silvio Santos. "O canal é dele, se ele quer mudar... Eu continuo tendo muita admiração pelo Silvio. Inclusive eu que me ofereci para ficar até depois do Carnaval." O contrato do apresentador inicialmente terminaria em dezembro.

PAPO CABEÇA
No Brasil para participar de eventos, o sociólogo italiano Domenico De Masi jantou nesta semana com Fernando Henrique Cardoso, de quem é amigo. Foi em SP, na casa do presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar. Domenico, que abriu na quinta (24) o Fórum do Amanhã, em Tiradentes (MG), passou também por Curitiba, onde um amigo em comum tentou marcar encontro dele com o juiz Sergio Moro —que acabou não ocorrendo.

FICA, PAPAI
O ator Dalton Vigh diz ter adiado alguns trabalhos que iriam começar depois do fim novela "Liberdade, Liberdade" (Globo), em agosto, para poder passar mais tempo com os filhos David e Arthur, nascidos em julho. "O momento político também tem dificultado a produção cultural. Vamos ver se em 2017 melhora", afirma.

-

PRÊMIO DO LIVRO
Foram condecorados na quinta (24) os ganhadores do 58º Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. O escritor Rodrigo Lacerda venceu na categoria adaptação. A escritora Lygia Fagundes Telles, o ex-deputado Gabriel Chalita e o professor José Luiz Goldfarb foram alguns dos que estiveram na cerimônia, no Auditório Ibirapuera.

-

CAMPANHA VIRAL
O hospital Emílio Ribas lançou na quinta (24) a campanha Mobilização Virtual contra a Aids, em parceira com a Unaids, programa da ONU sobre o HIV. O diretor do hospital, Luiz Carlos Pereira Junior, recebeu convidados como o apresentador Raul Gil, a cantora Wanessa Camargo e o comediante Ary Toledo. Passaram por lá outros artistas que também apoiam a causa, como o músico MC Gui e o ator Dalton Vigh.

-

CURTO-CIRCUITO

A jornalista Maju Coutinho lança o livro "Entrando no Clima: Chuva, Chuvica e Outras Meteorologices", neste sábado (26), às 15h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

O casal Mãeana e Bem Gil se apresenta neste sábado (26) no Rio, no encerramento do Festival Microteatro, no Castelinho do Flamengo, às 19h. Grátis.

O bloco Tarado Ni Você faz festa neste domingo (26), das 16h às 23h, no Sumaré.

João Carlos Martins, Bachiana Filarmônica Sesi-SP e Daniel fazem concerto neste domingo (26) para comemorar os 25 anos do Graacc. Às 11h, no Ibirapuera. Grátis.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: