Folha de S. Paulo


Defesa de Temer põe divisão de contas da campanha com Dilma em 2º plano

Adriano Machado - 2.mar.2016/Reuters
Dilma Rousseff e Michel Temer em evento no Planalto antes do afastamento da petista
Dilma Rousseff e Michel Temer em evento no Planalto antes do afastamento da petista

A separação das contas de campanha de Michel Temer e Dilma Rousseff, para que sejam julgadas individualmente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não é mais uma prioridade para a defesa do agora presidente.

AGORA LEMBREI
A guinada ocorre depois que o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otavio Azevedo, mudou na semana passada depoimento que já tinha dado ao tribunal. Ele afirmara que a contribuição da empreiteira para a campanha de Dilma em 2014 tinha sido, de fato, pagamento de propina.

Depois que se descobriu que os valores tinham sido depositados na conta de campanha de Temer, afirmou que tinha se "enganado". E que a doação foi regular.

DETALHE
O depoimento de Azevedo era o único que sustentava que a campanha tinha recebido propina. Com a nova versão, essa parte da denúncia perderia força. E a discussão sobre separar ou não as contas de Temer das de Dilma se tornaria "dispensável", nas palavras de interlocutor do vice-presidente.

EU SEMPRE FALEI
Questionado, Gustavo Guedes, advogado de Temer, se limita a dizer que, a partir de agora, "sobressai a tese que sempre defendemos, de improcedência da ação por ausência de ilicitude".

VOLTA AO MUNDO
A fase de oitiva de testemunhas foi encerrada na segunda (21).

No total o ministro Herman Benjamin, do TSE, que relata o caso, ouviu 37 pessoas, em Brasília, Rio, Curitiba e Fortaleza.

NA GRÁFICA
Faltam agora os resultados de perícias nos pagamentos das despesas da campanha de 2014 para que o processo seja julgado. Elas podem esclarecer a segunda parte da denúncia, de que pagamentos foram realizados por serviços não prestados, caracterizando lavagem de dinheiro.

REPARAÇÃO
A transexual Andrea de Mayo, morta em maio de 2000, teve o nome social registrado em seu túmulo neste mês, 16 anos após seu sepultamento. Até então, o jazigo no Cemitério da Consolação tinha apenas seu nome de batismo, Ernani dos Santos Moreira Filho.

REPARAÇÃO 2
A iniciativa foi do Serviço Funerário Municipal, após ser informado pelo professor Renato Cymbalista, da USP, que Andreia estava enterrada no local. O órgão então localizou o dono do túmulo: um amigo de Andrea. Seu pai não quis enterrá-la.

FACHADA MILIONÁRIA
O valor de mercado de cada uma das 16 obras de Alex Flemming que serão inauguradas na Biblioteca Mário de Andrade, em SP, no dia 3 de dezembro, é estimado em R$ 100 mil.

O artista fez retratos de anônimos, estilizados e impressos em grandes painéis de vidro que substituirão as janelas do espaço.

CASO MÉDICO
O hospital Beneficência Portuguesa foi condenado a pagar indenização de R$ 100 mil a um cliente cuja mãe morreu cinco dias após ter alta da instituição. Aos 67 anos, ela teve uma embolia pulmonar pré-detectada em uma tomografia quando estava internada, segundo o advogado Alexandre Jubran. A Beneficência diz que já entrou com recurso. E afirma que "a ação foi julgada sem a apreciação dos elementos técnicos relacionados ao caso médico".

CADEIRA VAZIA
O ex-ministro e ex-vice-governador de SP Almino Affonso é nome mais cotado para assumir a direção do Memorial da América Latina após a saída do cineasta João Batista de Andrade, que foi nomeado secretário-executivo do Ministério da Cultura. Affonso é presidente do conselho da Fundação Memorial da América Latina, que gere o espaço.

BOA COMPANHIA
O músico Paulo Miklos, que saiu dos Titãs em julho e prepara um disco solo para o ano que vem, está compondo músicas em parceria com artistas como Céu, Silva e Guilherme Arantes. "Não é um álbum de rock especificamente. É de música brasileira", diz Miklos, que também quer contar com os ex-titãs Arnaldo Antunes e Nando Reis.

-

SÉRIE DO FUTURO
A Netflix lançou na terça (22) "3%", a sua primeira série brasileira, no MuBE. Dirigida por César Charlone, a trama tem Bianca Comparato, João Miguel e Mel Fronckowiak no elenco. Os atores Rodrigo Santoro, Alice Braga e Mylla Christie e a cineasta Marina Person também foram à festa.

-

COMOVENTE CRIAÇÃO
O filme "O Filho Eterno", inspirado no livro de Cristovão Tezza e com direção de Paulo Machline, teve sua pré-estreia na segunda (21), no Cinearte. A atriz Débora Falabella, que interpreta uma das protagonistas, o ator Gabriel Godoy e o apresentador Rafael Cortez estiveram no evento.

-

CURTO-CIRCUITO

A professora Rosane Borges lança nesta quinta (24) "Esboços de um Tempo Presente", às 19h, na Blooks Livraria.

A OAB-SP faz nesta quinta (24) audiência pública sobre segurança de mídia em manifestações.

José Luiz Goldfarb assume no início do ano que vem o cargo de editor da Educ, a editora da PUC-SP.

A Iódice faz evento nesta quinta (24) para lançar coleção de verão, na loja da Oscar Freire.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: