Folha de S. Paulo


Projeto de Jamie Oliver sobre comida em escolas no Brasil vira alvo de ONG

Divulgação/CDN
O chef Jamie Oliver aparece em comercial da Sadia; projeto dele com crianças é questionado por ONG
O chef Jamie Oliver aparece em comercial da Sadia; projeto dele com crianças é questionado por ONG

O projeto de Jamie Oliver com a Sadia realizado em escolas de SP e Santa Catarina está sendo questionado pelo Instituto Alana. A organização combate a publicidade dirigida a crianças.

MOLHO
O Alana enviou notificação à empresa pedindo explicações sobre o Saber Alimenta, iniciativa em que o chef e apresentador britânico e outros profissionais falam a alunos sobre "mudança de hábitos" e "alimentos saudáveis". Para o instituto, trata-se de "ação comercial camuflada de iniciativa educativa".

MESMA MESA
A marca, que tem uma linha de produtos congelados à base de frango com o nome de Oliver, diz em nota que "acredita plenamente nos princípios" do projeto, que está em "fase de implantação" e "não contempla comunicação mercadológica direcionada ao público infantil", como argumenta o Alana. As duas partes vão se reunir no dia 9.

TERRA EM TRANSE
Um acordo entre o Brasil e o Haiti que poderia ajudar o país caribenho a enfrentar desastres como a passagem do furacão Matthew está parado. Assinado em maio de 2014, o convênio previa que o Exército brasileiro apoiasse a formação de um corpo de engenharia militar haitiano. A cooperação, com duração de seis anos, tinha orçamento total de R$ 110 milhões.

TERRA 2
"Seria oportuno acelerar a implementação desse acordo", diz o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin. O projeto, afirma, prepararia o país para lidar com catástrofes, quase inevitáveis na região, que fica na rota dos furacões e tem alto risco sísmico.

TERRA 3
Segundo o Ministério da Defesa, o acordo não teve andamento e as negociações travaram de vez após o presidente Michel Martelly deixar o cargo, em fevereiro deste ano. A pasta diz esperar a posse de um novo presidente para retomar o projeto. As eleições no país foram adiadas depois do furacão. Chérubin se diz grato ao governo e ao povo brasileiro pelas doações às vítimas.

ARTE NO BATALHÃO
O prédio do comando do Batalhão de Choque da PM, na Luz, vai receber mês que vem um festival de grafite organizado pelo artista Pagu e pela produtora Andrea Franco. Paredes do lugar serão pintadas, incluindo um muro que costumava ter o logotipo da polícia. "Me perguntam se eu tô louco, mas, quando explico que é preciso abrir um diálogo, o pessoal topa participar", diz Pagu, cuja única relação anterior com a PM era ter sido detido sete vezes.

ENCONTRO CATÓLICO
O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, receberá no dia 30 o patriarca da Igreja Católica Siríaca, Inácio José 3º Younan. Os dois vão celebrar uma missa na catedral da Sé em homenagem à comunidade siríaca local e também às vítimas da guerra civil na Síria, do conflito no Iraque e da disputa entre israelenses e palestinos.

FIM DE CICLO
Próxima de completar dois anos de funcionamento, a Spcine vai apresentar em novembro um balanço de suas ações. Entre os números que serão mostrados estão os 220 mil espectadores das salas públicas de cinema e a movimentação de R$ 197,8 milhões desde maio deste ano, quando a São Paulo Film Commission, que incentiva filmagens na capital, foi lançada.

CORRENTE DO BEM
Uma campanha para ajudar o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) começou a receber doações em dinheiro pela internet. Chamada de Protesto do Bem, ela é realizada pelos cartórios de protesto do Estado de São Paulo e vai durar um ano.

Contribuições podem ser feitas pelo site www.protestodobem.com.br.

-

CHOQUE NO MATO, POSE NO MAR
Gisele Bündchen diz que teve que "segurar as lágrimas várias vezes" ao gravar um programa sobre o desmatamento da Amazônia para o canal National Geographic.

"Um dos momentos que mais me chocaram foi ver o desmatamento de cima. Constatar claramente o lindo tapete verde que a nossa floresta é e, logo ao lado, cortes geométricos enormes", diz a modelo à "Vogue" de novembro. Ela posou no Copacabana Palace, no Rio, em ensaio com inspiração no "clima carioca", segundo a revista.

-

BONS OLHOS
Rosana e Marcelo Cunha fizeram um jantar beneficente em prol do Projeto Novo Olhar na quinta (20). Além da apresentadora Ana Hickmann, madrinha da ação, o casal de oftalmologistas recebeu no restaurante Rubaiyat Faria Lima o historiador Leandro Karnal, a estilista Martha Medeiros e o empresário Sergio Habib.

-

CURTO-CIRCUITO

A Aasp (Associação dos Advogados de SP) realiza nesta segunda (24) colóquio sobre o STF, com a presença de ministros.

O diretor Bruno Ilogti, que assinou a direção de clipes de cantoras como Anitta e Fergie, foi contratado pela equipe da O2 Filmes.

O maestro Renato Misiuk participa nesta segunda do evento de mercado de casamento Estrelas 2016, na Vila Olímpia.

O Seminário Gestão Escolar para a Equidade — Juventude Negra ocorre nesta segunda. Iniciativa do Instituto Unibanco, Fundo Baobá e UFSCar.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.


Endereço da página:

Links no texto: