Folha de S. Paulo


Comissão da Verdade cobra da Prefeitura de SP identificação das ossadas de Perus

A Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo vai recomendar à administração municipal que se comprometa a concluir os trabalhos de identificação das ossadas da vala clandestina do cemitério de Perus, iniciados em 2014.

TERRA 2
Nesta quarta (17), o colegiado vai apresentar ao prefeito Fernando Haddad (PT) uma prévia das 31 recomendações ao Executivo que irão para o relatório final.

BORRACHA
Outro pedido será a retirada do nome de Jayme Augusto Lopes da denominação do Crematório da Vila Alpina. A comissão rejeita a homenagem porque descobriu que, no período em que Lopes foi diretor do Serviço Funerário Municipal, nos anos 1970, funcionou "um sistema perverso de ocultação de cadáveres, com a colaboração repetida e sistemática de agentes da prefeitura".

VEM COMIGO
Recém-saído do PT, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza tem ajudado Celso Russomanno (PRB) na elaboração de seu plano de governo para a Prefeitura de SP. Médico do município, Vaccarezza dá sugestões principalmente na área da saúde, mas também pretende evitar que o candidato escorregue em suas próprias propostas. Em 2012, ele defendeu mudança na tarifa de ônibus e ficou fora do segundo turno.

MACCAREZZA
Nos grupos de WhatsApp de integrantes do PT voltou a circular o vídeo que tira sarro do jingle que o ex-deputado usou em sua campanha de 2010 para a Câmara. Na paródia do hit dos anos 1990 "Macarena", Vaccarezza aparece dançando em uma montagem ao lado de Lula, Dilma Rousseff e Marta Suplicy.

VAIDADE MASCULINA
O espetáculo "O Impecável", com Luiz Fernando Guimarães, teve estreia para convidados na segunda (15). Assistiram ao monólogo, no Teatro Gazeta, a miss São Paulo deste ano, Sabrina de Paiva, e as atrizes Claudia Raia e Patrícia de Sabrit. O ator Nilton Bicudo e a apresentadora Adriana Colin também estiveram lá.

MADALENA CHEGOU
Nasceu a filha da cantora Pitty. A notícia circulava entre fãs desde sexta (12), quando começaram os rumores em redes sociais, e é tratada com discrição pela equipe da artista. Ela, por ora, não pretende publicar fotos de Madalena. Mãe e filha passam bem.

SERVIÇO DE QUARTO
A ocupação hoteleira durante a Olimpíada no Rio alcançou uma média de 94%, segundo levantamento da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio) e do Rio CVB. Agosto, historicamente, registra taxas em torno de 65%. A projeção para os últimos dias de competição é chegar a 95%. Copacabana e Barra da Tijuca são os bairros mais procurados.

GASTANDO SOLA
Christian Louboutin chega ao Rio nesta quarta (17) para acompanhar a Olimpíada. O designer francês fica até dia 24, a tempo de ver atletas de Cuba desfilarem no encerramento o uniforme social criado por ele e pelo ex-jogador Henri Tai para a delegação.

ENCONTRO AQUÁTICO
O nadador americano Michael Phelps e os ex-nadadores Fernando Scherer e Gustavo Borges participaram na segunda (15) do evento Swimming Legends, na Omega House, no Rio. Também passaram por lá a modelo americana Nicole Johnson, noiva de Phelps, a atriz Thaila Ayala e o chef italiano Massimo Bottura.

SEM ESPAÇO
Artistas e empresários da área musical estão inconformados com a saída de Marcos Souza da direção de direitos autorais do MinC (Ministério da Cultura). Funcionário de carreira, ele pediu para deixar o cargo após a exoneração de metade dos servidores do setor e da decisão do MinC de incorporá-lo a uma nova secretaria. "É uma pena que ele não tenha encontrado espaço no ministério de [Marcelo] Calero", diz a advogada Vanisa Santiago, consultora da associação Procure Saber.

SEM ESPAÇO 2
"[Calero] Tá querendo briga", afirma o compositor e pianista Tim Rescala, um dos membros do grupo Gap Pró-Música. "O ministro interino havia prometido atender ao pedido de valorizar essa área. Agora está fazendo o contrário." O MinC diz que seu plano para direitos autorais "será debatido com artistas e executado pela nova Secretaria de Economia da Cultura, que terá à frente o advogado Claudio Lins de Vasconcelos, especialista no tema".

CURTO-CIRCUITO

Marina Lima vai festejar no palco seu aniversário de 61 anos. Ela faz show com a banda Strobo no próximo dia 16, no Cine Joia.

Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel abrem nesta quarta (17) a 3ª CompartiArte, no Centro Brasileiro Britânico.

A Rede Feminista de Juristas realiza nesta quarta (17) debate sobre regulamentação da prostituição, no auditório do Sindicato dos Advogados de SP, às 19h.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: