Folha de S. Paulo


Lava Jato gera clima de desconfiança interno na Odebrecht

A Operação Lava Jato azedou o clima em alguns setores da Odebrecht. Valores de propina descobertos pelos investigadores não batem com o que a empresa imaginava estar desembolsando em alguns casos. Há desconfiança de que parte dos recursos foi desviada pelos que administravam ou tinham ingerência sobre o setor responsável pelos pagamentos.

NADA A DECLARAR
A assessoria da empreiteira diz que a empresa não tem se manifestado sobre qualquer assunto que diga respeito à Operação Lava-Jato.

GÊMEOS
O desencontro de contas não é privilégio da Odebrecht. Casos semelhantes foram relatados em outras empreiteiras envolvidas no escândalo.

TEMPERATURA
O humor de Lula tem preocupado amigos próximos. Segundo relatos, há vezes em que o ex-presidente passa longos períodos sem nem ao menos sorrir.

AGENDA
A rotina do petista também já não é a mesma. Além de ainda não ter dado palestras remuneradas neste ano (em 2011 foram 31 conferências), a procura de políticos e empresários por seus conselhos caiu consideravelmente.

NA MARÉ DAS LETRAS
Os escritores Karl Ove Knausgård e Benjamin Moser circularam por Paraty após suas mesas de debate na Flip. Visitaram a festa literária os atores Paulo Betti, Matheus Nachtergaele, Leona Cavalli e Paulo Cohen. O escritor J.P. Cuenca, a autora Thelma Guedes, o roteirista Newton Cannito, a educadora Neca Setubal e o documentarista e editor da revista "piauí" João Moreira Salles também estiveram em Paraty.

FUTURO DO BRASIL
Leona Cavalli é a primeira atriz convocada pelo roteirista Newton Cannito para o "Concurso Intergaláctico de Profetas Tropicais", que vai juntar performances de atores e pessoas reais fazendo profecias. A ideia é montar um documentário que misture humor e arte. "É inspirado nas profecias de Oswald de Andrade. O único critério é que as previsões sejam positivas", diz ele.

HOMENAGEM
Rodrigo Pitta vai gravar uma música inédita de Cazuza para o disco "PQP - Porque Pop ou Pátria que o Pariu". Ele compôs mais um trecho e a melodia para "Confessional", que deve ser lançada em agosto.

CANA
O Museu da Cana-de-Açúcar, em Piracicaba, virou alvo das investigações sobre o Theatro Municipal de São Paulo. A suspeita é de que obras de restauro da instituição estariam sendo usadas para desviar recursos do teatro.

CANA 2
William Nacked, diretor do IBGC, instituto que administrava os contratos do teatro, também comanda o IBL (Instituto Brasil Leitor), que gere o Museu da Cana. O IBL recebia, do IBGC, recursos originalmente disponibilizados pelo teatro para suas atividades. Destes, R$ 1,9 milhão foi pago à Aparato, da arquiteta Isabela Galvez, responsável pelo restauro. Ela é sócia de Nacked em outras empresas e diretora técnica do próprio IBGC.

CANA 3
Nacked, através de seu advogado, afirma que tudo não passa de "uma confusão societária que será esclarecida".

DESVARIO NA TELA
Autora de novelas da Globo como "Cordel Encantado" (2011) e "Joia Rara" (2013), Thelma Guedes diz que os saraus e as conversas sobre a loucura desenvolvidas na "Nau do Insensatos", espaço que montou na Flip, foram um estudo para um folhetim que ela quer escrever. "Quero trazer novos olhares sobre o tema, fugir da ideia de que é sempre uma doença. Existem as boas loucuras", diz ela.

ENCONTRO MARCADO
Fã de Martinho da Vila, que era um dos ídolos de seu pai, o rapper Criolo foi apresentado a ele pelo filho do sambista, Preto Ferreira. Os dois músicos se encontraram em abril, quando o rapper foi convidado para participar do novo CD de Martinho, que será lançado em agosto pela Sony Music.

CURTO-CIRCUITO

O Teatro Porto Seguro abre hoje as vendas para programação de teatro e dos shows de agosto.

A Mary Kay lança linha de produtos hoje no Superloft, em Pinheiros, às 20h.

O grupo Scalene lança DVD hoje no Hilo Coworking, na Vila Madalena.

A loja virtual Shop2gether lança hoje Vintage Shop com as peças do closet da blogueira Lele Saddi.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO


Endereço da página:

Links no texto: