Folha de S. Paulo


Temer nomeia jornalista ligado a Cunha e ao PSDB para a EBC

O presidente Michel Temer nomeou o jornalista Laerte Rimoli para comandar a EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Ele assume no lugar de Ricardo Melo, que foi nomeado por Dilma Rousseff no começo de maio e tinha ainda um mandato, fixado em lei, de quatro anos para cumprir.

Melo recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para se manter no cargo mas a Corte ainda não analisou o mandado de segurança impetrado por ele.

Em dezembro do ano passado, Rimoli assumiu o cargo de diretor de comunicação da Câmara dos Deputados, convidado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em meio à crise política.

Antes disso, ele tinha sido um dos coordenadores da campanha de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência. No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi assessor de imprensa do Ministério das Comunicações na gestão de Pimenta da Veiga (PSDB-MG).

A diferença entre o perfil de Rimoli, que já ocupou vários cargos públicos ou ligados a partidos políticos, e o de Ricardo Melo, que antes de assumir a EBC tinha seguido toda a carreira na iniciativa privada (ele foi editor e colunista da Folha, editor das TVs Bandeirantes e Globo e chefe de redação do SBT), já está circulando na internet, onde Rimoli tem destacada militância contra o PT.

O novo diretor da EBC posta ou compartilha frequentemente textos contra Dilma e Lula. Num deles, pouco depois do impeachment, disse: "Dilma não tem vergonha de ser ridícula. Vai à Nova York, capital do mundo, diminuir as instituições brasileiras. Mulher enjoativa". Em outro, pediu: "Fala sério, Dilma, tenha humildade. Vai pra casa. Sua desastrosa passagem pelo poder está registrada. Não torne as coisas mais dramáticas". E, em outro: "Xô PT. Xô Dilma. Xô Lula. Chega de sujeira...".


Endereço da página: