Folha de S. Paulo


Lula está deprimido, chateado e muito preocupado, diz amigo do petista

O ex-presidente Lula está deprimido, chateado e muito preocupado. A descrição é de um de seus melhores amigos, que prefere dizer que o petista está "deprê".

REMÉDIO
Lula não teve orientação oficial de médicos para faltar ao ato da CUT no 1º de Maio, como foi divulgado. Ele estava mesmo rouco e abatido. Mas poderia ter comparecido à celebração ao lado de Dilma Rousseff, ainda que não fizesse discursos.

REMÉDIO 2
Ele já não estava animado, mas o fato de Dilma ter se atrasado ajudou na decisão de Lula de ficar em casa. Dona Marisa, que não gosta da presidente, fez forte pressão para que ele não fosse ao Anhangabaú.

LÁ E CÁ
Lula, na opinião de interlocutores próximos, estaria "de saco cheio" de Dilma, apesar de solidário em muitos momentos.

PASSEATA
Os movimentos sociais estudam fazer caminhada ao lado de Dilma, do Palácio do Planalto ao Palácio da Alvorada, residência oficial do governo que abrigará a presidente até o julgamento final dela no Senado.

PERDAS E DANOS
Roberto Teixeira, advogado de Lula, também entrou com ação na Justiça pedindo indenização por ter tido seus telefones grampeados. Ele quer receber R$ 100 mil.

CERTIDÃO
Batizado em homenagem à mãe de Lula, o parque Dona Lindu, no Recife, virou alvo de protesto de vizinhos. Um abaixo-assinado na internet, com 3.600 adesões, pede a mudança do nome, com a justificativa de que o ex-presidente "responde a inúmeros processos criminais".

POR FORA
O nome de Ellen Gracie, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e integrante de um conselho da Fiesp, surgiu no entorno de Michel Temer como opção para o Ministério da Justiça.

POR DENTRO
O deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS) está em campanha para ser indicado pelo PP para o Ministério da Agricultura. A pasta foi prometida por Temer para a legenda, que pode levar também a Saúde.

NOVA DIREÇÃO
Heinze protagonizou polêmica em 2014 ao declarar que o então ministro Gilberto Carvalho tinha "aninhado" em seu gabinete "quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, e eles têm a direção e o comando do governo".

VELHA DIREÇÃO
E deputados do PMDB ainda resistem, nos bastidores, à possibilidade de Temer entregar a Saúde para o PP.

NEVE
O indicado do PP é o cirurgião Raul Cutait, que nesta terça (3) viajava pela Suíça com a mulher, Márcia, para visitar a filha que mora naquele país.

COMIGO, NÃO
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está contrariado, para dizer o mínimo, com a possibilidade de o STF (Supremo Tribunal Federal) declarar que ele não pode substituir Michel Temer na Presidência da República, como prevê a Constituição, caso o vice, depois de assumir o cargo, tenha que se ausentar do país.

PORTEIRA
O grupo de Cunha enxerga o dedo de Temer e de José Serra nessa solução, que o deixaria no cargo de presidente da Câmara mas sem gozar de todas as suas prerrogativas. Dizem que, se abrirem a guarda, em breve além dos anéis terão que entregar todos os dedos.

TEATRO
Estudantes fizeram uma encenação e interpretaram o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB-SP), e o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, num protesto nesta quarta (4) na sede estadual do PSDB, em Moema. O "escracho", convocado pelo movimento Não Fechem Minha Escola, cobra a investigação da máfia da merenda, melhorias na alimentação dos alunos e o fim da chamada "reorganização escolar disfarçada".

TEATRO 2
O governo paulista diz que foi vítima da máfia da merenda e colabora com a investigação. Afirma também que não falta comida nas escolas e que não há "qualquer processo de reorganização em curso". Capez nega participação no esquema de desvios. O PSDB classificou o "escracho" como vandalismo.

FAÍSCA
O ator Zécarlos Machado dá uma baforada no charuto numa pausa do ensaio de "Gata em Telhado de Zinco Quente", peça que ele e a atriz Bárbara Paz estreiam nesta quinta (5) no CCBB-SP; a temporada vai até dia 26 de junho.

TRAJETÓRIA
Tite, treinador do Corinthians, terá sua biografia lançada nas livrarias semana que vem. Entre os temas abordados no livro escrito por Camila Mattoso, jornalista da Folha, estão o racismo praticado pelo pai do ex-jogador, Agenor, e o bate-boca com Adriano, em que quase se agrediram.

OUTRO LUGAR
O Instituto Moreira Salles adquiriu 232 obras de Claudia Andujar. Os trabalhos foram comprados depois que a unidade carioca da instituição teve uma mostra da fotógrafa.

COMIDA ESTRELADA
Os chefs Alex Atala, Tsuyoshi Murakami e Emmanuel Bassoleil estiveram no lançamento do "Guia Michelin 2016", na segunda (2). A apresentadora Palmirinha Onofre e a atriz Adriana Alves também foram ao evento.

PRIMEIRO CANTO
Os cantores Mattia Olivieri, Cristina Pasaroiu e Mihaela Marcu receberam convidados na estreia da temporada lírica 2016 do Theatro Municipal, com a ópera "La Bohème". O secretário municipal de Comunicação, Nunzio Briguglio, e a mulher, Rejane Laitano, estiveram na plateia, no sábado (30).

CURTO-CIRCUITO

Olivier Anquier lança o livro "O Diário de Olivier - As Receitas da Bocaina", nesta quarta (4), às 18h, na República.

Adriano Garib autografa nesta quarta (4) "A Arte de Construir Ruínas", às 18h30, na Livraria da Vila da Lorena.

O projeto de residência tecnológica Red Bull Basement recebe inscrições até o dia 12 de junho, pelo site.

A designer de acessórios Serpui Marie lança coleção nesta quarta (4), às 17h, nos Jardins.

A Fundação Procon-SP comemora seus 40 anos nesta sexta (6), com o 31° Encontro de Defesa do Consumidor, na Aasp, na Sé.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: