Folha de S. Paulo


Henrique Meirelles é mais cotado para Fazenda em eventual governo Temer

Sobe a estrela de Henrique Meirelles como possível ministro da Fazenda de um eventual governo de Michel Temer (PMDB-SP), que assumirá a Presidência em caso de impeachment de Dilma Rousseff. No sentido contrário, caem as apostas no nome de Armínio Fraga para o cargo.

PERSONALIDADE
A imagem de Armínio Fraga seria colada demais à do senador e ex-presidenciável tucano Aécio Neves, o que desagradaria a Michel Temer, segundo interlocutores diretos do vice.

SINAL TROCADO
Ex-presidente do Banco Central do governo de Fernando Henrique Cardoso, Fraga traria à memória também um período de recessão e desemprego no país. Já Henrique Meirelles ocupou o mesmo cargo no período de acelerado crescimento do governo Lula.

SINAL TROCADO 2
Temer já prevê que um eventual governo liderado por ele dificilmente reverterá, em poucos meses, o quadro recessivo da economia brasileira. Enfrentará protestos e será mal avaliado em pesquisas. A imagem de Meirelles, nesse contexto, ajudaria a sinalizar que o "futuro" pode ser um pouco melhor.

LINHA FINA
Começa a ser alinhavado um acordo para livrar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da cassação, caso Temer assuma o governo. Ele renunciaria à presidência da Câmara dos Deputados sob o argumento de que o novo governo precisaria articular nova maioria no parlamento. Seria suspenso pelo conselho de ética, mas manteria o cargo, garantindo o foro privilegiado.

EM TEMPO
O acerto só será possível, no entanto, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) não atenda ao pedido da Procuradoria Geral da República, que defende que Cunha seja afastado do cargo.

EM NOME DE TODOS
Advogados e juristas de São Paulo devem apresentar ação na Justiça questionando a iniciativa do presidente da OAB, Claudio Lamachia, de apresentar proposta para que a entidade defendesse o impeachment de Dilma, o que acabou aprovado pelo conselho da ordem. Vão defender, como já ocorre em ações de outros Estados, que ele deveria ter feito plebiscito com a categoria em assunto de tal gravidade.

LONGA LISTA
"A OAB diz que defende o impeachment porque Dilma está na delação de Delcídio do Amaral. Por coerência, deveria pedir também o impedimento de Temer e o afastamento do senador Aécio Neves do cargo, já que eles também foram citados pelo senador", diz Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do setorial jurídico do PT e integrante do Sindicato dos Advogados de São Paulo.

TUDO PARA ELA
A atriz Phedra D. Córdoba, 78, participou do espetáculo beneficente em prol dela, na sexta (25), no Teatro Oficina. A cubana, que precisa pagar seu tratamento de saúde, foi interpretada na montagem "Phedras por Phedra" pelas atrizes Maria Casadevall, Cléo De Páris e Paula Cohen. José Celso Martinez Corrêa e Thiago Mendonça também estavam no elenco, sob a direção de Gero Camilo e de Robson Catalunha.

MOLHO MADEIRA
Após meses de pressão da ONG Greenpeace, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) anuncia nesta quarta (30) que vai se comprometer a só vender carne de boi que não tenha sido produzida em áreas desmatadas da Amazônia ou em fazendas com trabalho escravo. A rede vai começar a exigir dos frigoríficos dados detalhados sobre a origem do produto. Com 832 lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, o GPA compra 6.000 toneladas de carne bovina por mês.

OLHA ELA
Ivete Sangalo vai repetir a parceria com a diretora Joana Mazzucchelli na gravação de seu novo DVD, nos próximos dias 8 e 9, em Trancoso (BA). Joana já assumiu a tarefa em outros shows da cantora registrados em imagens, como o de Salvador em 2003 e o do Maracanã em 2006.

TODOS PARA ELA
A atriz Mel Lisboa reestreou o musical "Rita Lee Mora ao Lado", em que interpreta a cantora, no sábado (26), no Teatro Vivo. Tatiana Thomé também atua no espetáculo, que fica em cartaz até 24 de abril. As atrizes Débora Duboc e Lúcia Veríssimo e o estilista Marcelo Sommer estavam na plateia.

CURTO-CIRCUITO

Alessandra Maestrini faz show de seu disco "Drama'n Jazz", nesta terça (29), às 21h, no Teatro Porto Seguro.

Ignácio de Loyola Brandão autografa nesta terça (29) o livro "Memórias do Varejo no Brasil", às 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

Alaide Quércia recebe nesta terça (29) troféu do Centro de Integração Empresa-Escola, em almoço no Itaim Bibi.

O fotógrafo Paulo Cesar Soares abre exposição de fotos feitas na Chapada Diamantina. Nesta terça (29), às 20h, na Galeria Pintura Brasileira.

A peça "Huis Clos - A Portas Fechadas", com Domingas Person no elenco, estreia temporada nesta terça (29) no Itaú Cultural, às 20h.

O Limão Rosa Café faz nesta terça (29) o evento Nhoque da Fortuna, com prato assinado pelo chef Fabrizio Naturalli.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: