Folha de S. Paulo


Marcelo Odebrecht teme estragos na empreiteira após possíveis delações

Marcelo Odebrecht intensificou consultas a advogados sobre a possibilidade de executivos da empresa fazerem delação premiada. A preocupação maior dele é com a sobrevivência da empreiteira controlada por sua família.

LÁ FORA
O empresário tenta calcular o estrago que delações podem fazer na Odebrecht, hoje uma empresa multinacional que deve sofrer punições inclusive em outros países caso seja confirmado o seu envolvimento em ações criminosas.

PODE PARAR
Integrantes da Operação Lava Jato decidiram "vazar", ou seja, divulgar de forma não oficial, os termos da negociação de delação premiada que estabeleceram com Delcídio do Amaral (PT-MS) porque o senador ameaçava recuar, nos bastidores, das declarações já feitas.

EU NEGO
Delcídio tinha como prioridade, até então, salvar o mandato no Senado. Para isso, precisava do apoio de parlamentares e de partidos que já tinha envolvido em declarações a procuradores.

TIRO
O PSDB decidiu partir para o ataque ao senador depois de receber informações de que ele pode envolver líderes do partido que teriam participado de negociações para serem excluídos de investigações na CPI do mensalão.

VERSO DA MELODIA
Os músicos Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik deram uma aula show sobre Dorival Caymmi no Instituto Tomie Ohtake. O galerista André Millan, o músico e antropólogo Ricardo Teperman, o arquiteto e curador Paulo Miyada e o artista Nelson Felix participaram do evento, na terça (1º).

VOZ E ROSTO
A bielorrusa Svetlana Alexievich é o primeiro nome confirmado para a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano. Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015, ela terá seu primeiro livro no Brasil publicado em abril.

*

"Vozes de Tchernóbil" sai pela Companhia das Letras, que durante o evento, no fim de junho, vai lançar outra obra da escritora, "A Guerra não Tem Rosto de Mulher".

MEU CAMINHO
Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica e após 21 anos recuperou parte do movimento dos braços, diz que tem "redobrado a atenção" para evitar atropelar os colegas deputados federais e outros frequentadores do Congresso com sua cadeira de rodas. Ela, que antes precisava ser empurrada, começou a usar o equipamento em público na semana passada, depois de meses treinando em casa. "Eu nunca tinha dirigido cadeira, mas tô ficando uma piloto incrível", diz.

TEATRO ÉPICO
A novela "Os Dez Mandamentos" vai virar um musical no teatro. Parceria da Rede Record com a Chaim Produções (que fez espetáculos como "Cazuza" e "Tim Maia"), a montagem estreia em junho no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Depois irá para o Rio e outras capitais. O cenário terá projeções de cenas do folhetim e do filme feitos pela emissora.

A HISTÓRIA DO HOMEM
A cantora Glaucia Nasser só conhecia Juscelino Kubitschek "pelos livros de história, que falavam do homem que trouxe a indústria para o Brasil e construiu Brasília". Ela agora sabe tantas coisas da vida do ex-presidente a ponto de contá-las no palco.

*

No show "Uma Noite com Juscelino, um Reencontro com o Brasil", que ela estreia nos dias 16 e 17 deste mês no Teatro Itália, a também mineira costura músicas e projeções para falar da influência dele na política e na cultura. O repertório inclui de Clube da Esquina e Dominguinhos a composições próprias e trechos de Racionais MC's.

TODA AJUDA...
A Universidade de Notre Dame, nos EUA, terá um centro acadêmico inaugurado no Brasil e vai começar o intercâmbio com instituições brasileiras compartilhando informações de sua pesquisa sobre o zika vírus. O presidente da universidade, reverendo John I. Jenkins, vem para o Brasil neste mês para abrir a unidade.

...É BEM-VINDA
E um estudante de 19 anos de Mato Grosso do Sul criou um larvicida de castanha de caju que mata larvas do Aedes aegypti. A invenção, orientada por um professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, vai ser mostrada no "Jovens Inventores", quadro do programa "Caldeirão do Huck" que é produzido em parceria com a Maria Farinha Filmes.

MOINHOS E DRAGÕES
O espetáculo "Dom Quixote" teve estreia na quarta (2) e abriu a temporada de óperas de 2016 no Theatro São Pedro. O diretor cênico da ópera, Jorge Takla, esteve no evento. Os cantores líricos Luisa Francesconi e Gregory Reinhart fazem parte do elenco. Uma palestra feita pelo pesquisador Sergio Casoy antecede todas as apresentações.

CURTO-CIRCUITO

Mônica Martelli faz temporada de "Os Homens São de Marte... E É pra Lá Que Eu Vou!", desta sexta (4) até 27/3, no Teatro Porto Seguro.

Emicida interpreta Cartola em shows desta sexta (4) a domingo (6) no Sesc Belenzinho.

Lia Paris apresenta o show "Azul e Flores" nesta sexta (4) no Z Carniceria, a partir das 23h.

O presidente da Asbea/RJ, Vicente Giffoni, participa nesta sexta (4) do Fórum do Dia do Arquiteto, na Expo Revestir.

Daniela Cachich, da Heineken, participa de bate-papo no Espaço Cult sobre a comunicação na economia criativa, no dia 15, às 20h.

José Eduardo Lefèvre tomou posse como novo presidente do Condephaat.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: