Folha de S. Paulo


Proibição de 'ideologia de gênero' pode levar PT a punir prefeito Luiz Marinho

A "ideologia de gênero" abriu uma guerra no PT de SP. Movimentos sociais do partido levam hoje à executiva proposta de punir o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, por querer impedir a discussão sobre orientação sexual nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Dizem que ele viola o estatuto do partido, que defende o combate às "manifestações de discriminação".

NOSSAS CRIANÇAS
Em um vídeo na internet, Marinho disse que sempre foi "totalmente contrário" à ideia de se debater orientação sexual nas escolas por ser "um grande defensor da família, em especial das nossas crianças". Ele inclusive mandará novo projeto de lei à Câmara Municipal, já que os vereadores só vetaram a "ideologia de gênero" nas escolas municipais. Marinho quer estender a proibição para as instituições estaduais e as particulares.

Vídeo do prefeito Luiz Marinho

LER E ESCREVER
Os setores que criticam o prefeito, ligados à ala LGBT e às mulheres, dizem que, ao usar a expressão "ideologia de gênero", Marinho usou "termo deturpado por setores religiosos e conservadores".

TUDO E TODOS
O prefeito, via assessoria, afirma que o PME (Plano Municipal de Educação), que gerou a polêmica, "contempla em seu conteúdo a diversidade e respeito a minorias". E diz que "os setores que se manifestaram poderiam ter procurado a administração para se informar melhor sobre o projeto".

VERÃO DO SAMBA
O músico Chico Buarque, as cantoras Mart'nália e a portuguesa Carminho e Tantinho da Mangueira se apresentaram no Show de Verão da Mangueira, no Tom Brasil, na quarta (27). O ex-jogador de futebol Amaral, o cantor Chico Salem, o jornalista Chico Pinheiro, a cantora Elisabeth Rosa e o sambista Tobias da Vai-Vai estiveram na plateia

PLATAFORMA
Depois de lançar o documento "Uma Ponte para o Futuro", que foi encarado, no ano passado, como o plano econômico do que seria um eventual governo de Michel Temer, em caso de impeachment de Dilma Rousseff, o PMDB agora lançará um programa "social".

PLATAFORMA 2
O ex-ministro Moreira Franco (PMDB-RJ), que preside a fundação do partido, jantou anteontem com a senadora Marta Suplicy, em SP, para discutir o programa.

*

Segundo integrante da legenda, o documento deve fazer contraponto ao governo Dilma, que só teria como proposta social "manter o que já existe".

VELHA GUARDA
Aumentou a presença do público com mais de 50 anos de idade no Sambódromo do Anhembi nos últimos dez anos. A fatia da plateia com 50 a 59 anos passou de 10,3% em 2005 para 20,9% em 2015, segundo levantamento da SPTuris.

*

A presença de pessoas com mais de 60 anos foi de 4,6% para 7,5%. E a parcela de 18 a 24 anos diminuiu: caiu de 22,9% para 10,9%.

VIDA REAL
A SP Escola de Teatro terá um casamento de verdade como parte das atividades pedagógicas. A atriz Fernanda D'Umbra vai se casar com o guitarrista Jorge Jordão dentro da escola em junho e atores e amigos do casal vão se dividir pelos andares do prédio apresentando performances artísticas. A ideia é trabalhar com a questão de quando a biografia pessoal se apresenta no processo criativo.

DE LONGE
Uma exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei está sendo planejada para 2017, no Pavilhão da Oca, em São Paulo. De acordo com o produtor Marcelo Dantas o projeto vai envolver "temáticas atuais de México, Argentina e Brasil". Os ingressos para a mostra serão gratuitos.

FEITO EM FAMÍLIA
A comédia romântica "Amor em Sampa", com roteiro e atuação de Bruna Lombardi, teve três exibições especiais em SP nesta semana. O marido da atriz, Carlos Alberto Riccelli, e o filho, Kim Riccelli, que dirigiram o longa e também fazem parte do elenco, estiveram na sessão do Cinemark do shopping Cidade Jardim, na segunda (25). Também comparecerem a produtora do filme Geórgia Costa Araújo e a atriz Miá Mello.

CURTO-CIRCUITO

Diogo Nogueira Leci Brandão e Anitta vão se apresentar no Camarote da Boa no desfile das campeãs do Rio.

Luiz Melodia faz show do álbum "Zerima", desta sexta (29) a domingo, no Sesc Pinheiros.

A festa Javali recebe nesta sexta (29) o bloco Fogo & Paixão, às 23h, no Via Matarazzo.

A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana se apresenta nesta sexta (29) no Carnaval da Muda, a partir das 23h, no Estúdio, em Pinheiros.

A Galeria Nikon abre nesta sexta (29) a exposição "Um Nome", do fotógrafo paulistano Paulo Fridman, a partir das 10h.

A Fortes Vilaça abre nesta sexta (29) a mostra coletiva "Tertúlia", com obras de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Leda Catunda e outras artistas, na Vila Madalena.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: