Folha de S. Paulo


Sistema da Petrobras criado após Lava Jato recebe 223 denúncias em um mês

A Petrobras recebeu 223 denúncias de irregularidades no primeiro mês de funcionamento do novo canal da ouvidoria da estatal. Criado em novembro, o sistema faz parte das medidas para tentar combater casos de corrupção e fraudes, como os investigados na Operação Lava Jato.

DUTO
Entre as denúncias estão "questões de negócios, operacionais e comportamentais", segundo a Petrobras. O canal, operado por uma empresa especializada, recebe queixas anônimas de funcionários e de pessoas de fora sobre temas como licitações e contratos. Já no caso de reclamações trabalhistas ou acusações de assédio moral, por exemplo, é preciso se identificar.

DUTO 2
Depois da avaliação da ouvidoria, as denúncias devem ser apuradas internamente por equipes da diretoria de governança e de outras áreas da empresa que cuidam de cada um dos assuntos.

ENERGIA
O ator Felipe de Carolis, 27, ensaia em São Paulo para estrear "We Will Rock You", musical com canções da banda Queen, em 9 de março, no Teatro Santander, dentro do shopping JK Iguatemi. Ao mesmo tempo, prepara sessões especiais da peça "Incêndios" no Rio, para celebrar três anos em cartaz da premiada montagem, e a estreia da tragédia "Céus", também nos palcos cariocas, em outubro.

*

"É coisa à beça, mas vai dar tempo pra tudo! E eu ainda quero fazer mais projetos, mais pluralidade de linguagens e possibilidades", diz, empolgado. O ator, que ficará na ponte aérea, vai ainda lançar um filme e tem convite para voltar à TV após a estreia na novela "Verdades Secretas", da Globo, no ano passado.

TÔ AQUI
Paulo Maluf diz que é obra de apoiadores a criação de páginas nas redes sociais pedindo sua candidatura a prefeito de São Paulo neste ano. "Por onde eu vou as pessoas me pedem. O que digo é: nem sim nem não. Ainda vou definir, ver com a minha família", afirma o deputado federal. "Às vezes penso que o pior que poderia me acontecer aos 84 anos é eu ser eleito, porque aí teria que trabalhar mais oito anos", diz, rindo.

TÔ AQUI 2
Filiado ao PP, partido de Maluf, o apresentador da Band José Luiz Datena tem falado que vai disputar a prefeitura pela legenda. "Quem decide o candidato é a convenção", diz Maluf. "Cada um tem direito de ser candidato, mas não é só ser popular. Tem que ter projeto. São Paulo não pode ser laboratório."

HIDRÔMETRO
A Câmara Municipal de São Paulo fez balanço do gasto de água em 2015 e concluiu que teve economia de 2,8 milhões de litros. O consumo caiu 14% na comparação com 2014, mesmo com o maior número de pessoas circulando no prédio, por causa de atividades na Escola do Parlamento e da realização de audiências públicas como as da lei de zoneamento.

HIDRÔMETRO 2
Para poupar, as escadas e os pisos dos 13 andares deixaram de ser lavados. Também foi regulada a vazão das torneiras e descargas.

PULSEIRINHA
Mudança na Sapucaí: a promoter Alicinha Cavalcanti, que por 25 anos cuidou da lista de VIPs do camarote Brahma (no ano passado rebatizado de Boa), este ano é a responsável pelos convites de outro espaço no sambódromo, o Folia Tropical. No Boa, assumiram Carol Sampaio e Renata Carvalho. A marca diz que escolheu as duas promoters cariocas porque o local vai homenagear os cem anos do samba.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
A cantora Anitta e o rapper Marcelo D2 participaram da gravação do DVD do rapper Projota, no Espaço das Américas. O cenógrafo Zeca Ratu assinou o cenário do show, ocorrido na quarta (13). O DVD será lançado ainda no primeiro semestre de 2016 pela Universal Music.

É POP
O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo bateu recorde de público em 2015, com mais de 1,2 milhão de visitantes. No ano passado, o local teve mostras sobre Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Carlos Bracher e Patricia Piccinini. O recorde anterior era de 2011, quando o espaço recebeu 1 milhão de pessoas, principalmente por causa da exposição sobre o artista M. C. Escher.

É ROCK
Luciana Gimenez e Lucas, filho da apresentadora com Mick Jagger, vão acompanhar o roqueiro nesta sexta (15) na pré-estreia em Nova York da série musical "Vinyl", produzida pelo vocalista dos Rolling Stones e pelo cineasta Martin Scorsese. A cena musical da cidade americana nos anos 1970 é a temática do seriado.

QUE COMÉDIA
A peça "Cada Dois com seus Pobrema", com os atores Marcelo Médici e Ricardo Rathsam, teve reestreia na quarta (13), no teatro do shopping Frei Caneca. O espetáculo é dirigido por Paula Cohen.

CURTO-CIRCUITO

Vanessa da Mata canta neste fim de semana e no próximo no Teatro J. Safra.

Gero Camilo e Victor Mendes reestreiam a peça "Caminham Nus Empoeirados", nesta sexta (15), às 21h30, no Teatro Nair Bello. 12 anos.

O Fundo de Quintal se apresenta nesta sexta (15) no Lapa 40 Graus, a partir da meia-noite.

Mário Bortolotto reestreia hoje o espetáculo "O Canal", no Teatro Cemitério de Automóveis, às 21h. 16 anos.

com JOELMIR TAVARES (interino), MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: