Folha de S. Paulo


Livro sobre Renato Russo cria impasse entre herdeiro e ex-colegas da Legião

Um livro com letras de Renato Russo organizado pela Companhia das Letras pode ser o novo ponto de discórdia entre o herdeiro do cantor e os outros dois membros da Legião Urbana. Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos discordam do projeto e ameaçam não dar a autorização para sua publicação.

LEGIÃO DIVIDIDA
Nesta semana, o relançamento do primeiro disco da banda foi suspenso após a disputa das duas partes pela autoria e direitos da canção "1977". No caso do livro, Bonfá e Dado prefeririam que a obra fosse sobre a Legião, e não só sobre Renato.

DIVIDIDA 2
A Companhia das Letras diz que a obra está em fase de produção e que ainda busca as autorizações necessárias. "É uma tentativa de apagar o trabalho de preservação da memória do Renato", diz Giuliano Manfredini, filho do cantor. "Eu acho que é uma postura obscurantista dos dois ex-integrantes."

DIVIDIDA 3
Bonfá desconversa e diz "desconhecer o assunto" do livro. Dado não foi localizado ontem. Os dois estreiam hoje em Santos uma turnê com o repertório da Legião, com o cantor e ator André Frateschi no vocal, no lugar de Renato.

TUDO À MOSTRA
A 39ª edição da Mostra Internacional de Cinema em SP teve abertura na quarta (21), com exibição do filme "Meu Amigo Hindu", de Hector Babenco. A diretora da mostra, Renata Almeida, recebeu convidados como o secretário municipal de Direito Humanos, Eduardo Suplicy, e o cantor Supla, seu filho, além do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Os atores Selton Mello, Maria Fernanda Cândido, Bárbara Paz, Tuna Dwek e Angela Dip foram ao evento. O diretor do MIS, André Sturm, e sua filha, Bárbara Sturm, também passaram por lá.

DOSSIÊ VOADOR
O clima entre alguns ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) é de conflagração desde que dois magistrados entraram em rota de colisão: Herman Benjamin e Mauro Campbell. Em disputa, a influência que o grupo de cada um deles pode ter na nomeação de novos integrantes da corte. Há hoje pelo menos uma vaga em jogo, cujo titular será indicado por Dilma Rousseff.

MODA ANTIGA
A disputa vem de longe, e já era intensa quando tanto Benjamin quanto Campbell foram lembrados para ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

ESSE É MEU
A presidente Dilma Rousseff já disse a Lula, e a outros interlocutores, que "entregar" a cabeça do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, como já quis o ex-presidente e como insistem alguns petistas, seria entregar o comando de seu governo de uma vez por todas.

VOCÊ FICA
Ela afirma que tem o direito de manter ao menos um ministro de sua confiança no cargo que imagina para ele. Repetiu a afirmação ao próprio Cardozo quando a pressão pela saída era tão grande que ele chegou a colocar o cargo à disposição.

JÁ ERA
No Instituto Lula se diz que a história de que o ex-presidente tenta derrubar Cardozo "já está virando folclore", segundo um dos assessores do ex-presidente. Ele já teria desistido da ideia há algum tempo.

ASSINA EMBAIXO
Rosangela Lyra organizou evento na quarta (21) para entrega de assinaturas de apoio ao movimento do Ministério Público Federal contra a corrupção. A festa foi na Casa 92, dos empresários Fernando Sommer e Fernando Autran. Participaram do encontro o procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, o advogado Augusto Falletti e o dentista Laércio Vasconcelos, marido de Rosangela.

RESPOSTA
O coletivo de alunos negros do Mackenzie vai se reunir nesta semana com o reitor da universidade para pedir ações práticas contra o racismo. Há duas semanas foi pichada em um banheiro a frase "lugar de negro não é no Mackenzie, é no presídio". "Agora é ainda mais importante nos organizarmos para dar uma resposta", diz Tamires Gomes Sampaio, integrante do Afromack. O grupo existe há cerca de um ano e terá lançamento oficial na Semana da Consciência Negra, em novembro.

FORA DE ÉPOCA
A escola de samba Vai-Vai fará desfile noturno na praça Roosevelt, durante o festival Satyrianas, entre 19 e 22 de novembro. A bateria vai tocar o enredo sobre Elis Regina que ganhou o Carnaval deste ano e apresentar o próximo, sobre a França.

*

CURTO-CIRCUITO

A Studio3 Cia. de Dança e Vera Lafer apresentam "Orpheus" no Teatro Sérgio Cardoso, de sexta (23) a domingo (25). Classificação livre.

A blogueira Camila Coutinho passou a assinar dicas de moda para clientes da operadora Vivo.

A Step LatAm Conference promove debates sobre grandes fortunas, nesta sexta (23), no hotel Renaissance.

O casal Mara e Dudu Linhares inaugurou o espaço Pérgola, na Vila Olímpia.

Tiago Abravanel faz show beneficente para a Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual) na quarta (28), às 20h, no hotel Unique. Convites à venda.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: