Folha de S. Paulo


Delação da Andrade Gutierrez está ligada a acordo de leniência

A possibilidade de executivos da Andrade Gutierrez aderirem à delação premiada faz parte de um pacote: o interesse maior da empresa seria, depois disso, fechar um acordo de leniência com o governo. Com ele, tentaria se livrar do risco de, no futuro, ser impedida de fazer obras para o poder público em todo o país.

CARTÃO DE VISITA
A ideia ainda está em estudo. O presidente da empreiteira, Otavio Azevedo, preso em Curitiba, recebeu advogados que explicaram a ele, na semana passada, as consequências de aderir à delação. A visita, e a informação de que o escritório de Celso Vilardi, responsável pelo acordo de leniência da Camargo Corrêa, estaria sendo contratado pela Andrade, repercutiu entre advogados de outros réus do escândalo.

NÃO E NÃO
Vilardi afirma que não foi contratado pela empresa. A companhia diz: "O Grupo Andrade Gutierrez nega que seus executivos estejam aderindo à delação premiada. A AG também não fez nenhum acordo de leniência".

ELA DISSE
Descartada há alguns dias, a ideia de unir os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos voltou à pauta da presidente Dilma Rousseff. Ministros do PT vão tentar demovê-la. Um deles diz que a medida abriria "uma guerra"com o partido e com movimentos sociais. E que Dilma entraria para a história como a presidente mulher que fulminou justamente o ministério da mulher.

ELE DISSE
O mesmo ministro pondera que seria menos traumático, por exemplo, retirar da AGU (Advocacia-Geral da União) e da CGU (Controladoria-Geral da União) o status de ministério.

QUE CONSIDERAÇÃO
O ministro Arthur Chioro, da Saúde, soube que estava com a cabeça a prêmio pela imprensa. A equipe dele mobilizou amigos para que prestassem solidariedade. A pasta pode ir para o PMDB.

A FICHA ESTÁ CAINDO
Um dia antes de o dólar atingir R$ 4, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tentava mostrar otimismo a amigos com quem se encontrou anteontem, em SP. Ele estava na cidade para prestigiar a posse de Heleno Torres como professor titular de direito financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de SP.

*

"Eu acho que, assim, a ficha está caindo", afirmou ele, dizendo acreditar que o Congresso vai apoiar as medidas econômicas propostas pelo governo para debelar a crise. "Nem deveria usar uma expressão tão informal, ainda mais nesse ambiente aqui, né? É melhor você colocar 'o ministro da Fazenda está otimista porque acha que está crescendo a conscientização em relação à necessidade da adoção de algumas medidas'", afirmou à coluna.

*

Na festa, ele foi abordado por Regina Alcantara e Dianne Felipe, procuradoras da Fazenda. "Estamos precisando de atenção", disseram, referindo-se à melhoria da remuneração da categoria.

*

"Eu vou fazer uma inconfidência, aqui, em primeira mão para vocês", disse Levy. As pessoas se aproximaram: "O clima no país não está, assim, muito tranquilo...". Todos riram. "Mas nós estamos trabalhando e em um momento melhor vamos resolver os problemas de vocês."

*

De mãos dadas com ele quase todo o tempo, a mulher de Levy, Denise, que mora em Washington, nos EUA, dizia que veio ao Brasil nesta semana para, digamos, vigiar o marido. "Eu fico aflita. O ritmo está muito puxado. Quero ver se consigo fazer com que ele descanse um pouco."

CURTO-CIRCUITO
Milton Flávio está de saída do cargo de subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo. O ex-presidente municipal do PSDB vinha discordando de decisões como o investimento em termelétricas e gás natural. Em nota, o órgão diz que ele pediu desligamento e "teve passagem marcante pela subsecretaria, fortalecendo o uso de energias alternativas na matriz energética e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado".

FIM DE FESTA
Chegou ao fim a empresa #HoyTiene, que promovia festas e tinha entre os sócios Enrico Celico, ex-cunhado do jogador Kaká. Os outros dois sócios, Luiz Restiffe e Juliano Libman, vão fundar nova agência de baladas.

LETRAS DE LEI
O advogado Pedro Serrano brincou com o neto Artur durante o lançamento de seu livro, "A Justiça na Sociedade do Espetáculo - Reflexões Públicas sobre Direito, Política e Cidadania", na segunda (21). A senadora Marta Suplicy e o marido, Marcio Toledo, estiveram na noite de autógrafos, na Livraria da Vila da Alameda Lorena.

CURTO-CIRCUITO

Marco Antonio Ferreira abre exposição nesta quarta (23) na Galeria CAL, da Casa da Cultura da América Latina da UnB, às 19h, em Brasília.

Dani Black faz show do álbum "Dilúvio", nesta quarta (23), no Teatro do Sesi-SP, na avenida Paulista, às 20h. Classificação livre. Grátis.

O 29º Congresso da União Mundial de Mercados Atacadistas começa nesta quarta (23) e vai até sábado (26), em Campinas.

A exposição "Veias" abre nesta quarta (23) na Caixa Cultural do Rio, com 165 imagens do fotógrafo dinamarquês Jacob Sobol e do sueco Anders Petersen. Até 8 de novembro.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: