Folha de S. Paulo


Eduardo Cunha diz que corte em programas sociais em 2016 é inevitável

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), considera inevitável que programas sociais sofram cortes profundos no Orçamento de 2016, em discussão no Congresso.

TESOURA 2
"Muitos programas vão ter que acabar, não tem outro jeito", afirma ele à coluna, citando que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por exemplo, "tem 2.000 programas" e que o Orçamento prevê
"R$ 15 bilhões para o Fies".

TESOURA 3
"É preciso ter arrecadação [de impostos] para sustentar tudo isso. A sociedade vai ter que decidir se quer manter esses programas. Para isso, é preciso aumentar impostos, o que vai ser difícil de passar no Congresso. Será necessário, então, fazer uma opção", segue Cunha.

TESOURA 4
Simone Tristão, mulher do ex-ministro José Dirceu (PT-SP), preso na Operação Lava Jato, está de mudança.

*

Deixará a mansão do Lago Sul em que vivia com ele, em Brasília, e se mudará para um apartamento de dois quartos no Sudoeste.

GESTOS DE DIVA
Vanessa Guillen, 36, acaba de passar dois meses tendo encontros de segunda-feira a sábado com a atriz Christiane Torloni. É que a bailarina fez a preparação corporal da artista para o espetáculo "Master Class", recém-estreado em SP, no qual a protagonista vive a cantora Maria Callas.

*

"A gente quis refinar o gestual, buscar o lado diva", diz Vanessa, que na peça é assistente pela nona vez do diretor José Possi Neto. Moradora da praça Roosevelt, onde posou para a foto, a ex-integrante do Balé da Cidade também trabalhou com Claudia Raia em musicais como "Raia 30".

*

Em casa, seu papo também envolve passos e movimentos: ela é mulher do cubano Yasser Diaz, membro do Balé da Cidade, que conheceu quando estudava dança na ilha.

JUNTA MÉDICA
Uma pesquisa brasileira com células-tronco para o tratamento de artrose será apresentada nesta semana em congresso mundial de ortopedia na China. Eduardo Branco, do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), levará ao evento as experiências que podem dispensar as próteses sintéticas usadas por pacientes com desgaste nas articulações, como joelhos e quadris.

JUNTA 2
O estudo consiste em estimular a produção de células pelo organismo para que ele forme cartilagem e repare a articulação afetada.

VAI DAR SAMBA
Ney Matogrosso gravou uma versão da música "Iracema" para o longa que o diretor Pedro Serrano vai gravar com histórias baseadas nas canções de Adoniran Barbosa. Pedro resolveu rodar o filme após o curta que fez sobre o cantor ganhar dois prêmios em Gramado. Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado farão parte do elenco.

COR E SOM
Para promover a estreia em outubro de um desenho infantil só com personagens negros, o "Guillermina y Candelario", a TV Brasil fará shows em quatro capitais. A MC Soffia, 11, conhecida pelas letras de combate ao racismo, vai se apresentar nos eventos de SP e Brasília. A animação colombiana é direcionada para crianças de quatro a oito anos.

DELE PARA ELAS
As atrizes Cláudia Mauro e Renata Paschoal receberam convidados na estreia da peça "Eu e Ela", que tem texto do escritor e jornalista Guilherme Fiuza. Os atores Juca de Oliveira e Ângela Figueiredo assistiram ao espetáculo no Teatro MuBE, na quinta (3).

ELAS E ELAS
A cantora Elza Soares, que acabou de lançar a música "Maria da Vila Matilde", sobre violência doméstica, gravou um single sobre mulheres negras e sua sexualidade com a cantora Larissa Luz.

*

A faixa fará parte do novo disco de Larissa, que sai em novembro pelo selo Natura Musical.

LETRAS DO SAMBA
O jornalista Lucas Nobile fez noite de autógrafos do livro "Dona Ivone Lara, a Primeira-Dama do Samba", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O músico André Lara, um dos netos da cantora, foi ao evento, na quinta (3).

CURTO-CIRCUITO

Wanderley Cardoso e Martinha fazem participação nesta segunda (7) no show "Turma do Iê Iê Iê", às 21h, no Theatro Net SP. 12 anos.

O grupo RZO, novamente com a cantora Negra Li na formação, faz show gratuito nesta segunda (7), às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP, viaja nesta semana para Frankfurt para a abertura da circulação da exposição "Memórias Inapagáveis/Videobrasil

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: