Folha de S. Paulo


Inseticida contra mosquito da dengue está em falta em SP

Está faltando inseticida para combater o mosquito da dengue. O produto usado pelos municípios do Estado de São Paulo, que é enviado pelo Ministério da Saúde, tem vindo em menor quantidade, e atrasado.

PRATELEIRA VAZIA 2
Desde janeiro, a Superintendência de Controle de Endemias do Estado pediu 116,2 mil litros do inseticida Malathion. Recebeu 104,3 mil, ou 12 mil litros a menos. A última remessa foi feita há mais de um mês.

EM FALTA
O ministério afirma que o estoque para alguns estados foi reduzido devido a uma maior utilização do produto na fase de epidemia em que vive parte do país. Um outro produto, genérico, o lambdacyalotrin, já estaria disponível e até sendo enviado para algumas localidades.

EM BREVE
A distribuição do Malathion deverá ser normalizada em junho, estima o ministério da Saúde.

VIVER COM SUJEIRA
Os artistas plásticos Keila Alaver, André Komatsu, Lia Chaia e Marcelo Cidade expõem obras na exposição "Aprendendo a Viver com a Sujeira", na galeria Vermelho. Estiveram na abertura da mostra, na quinta (15), a diretora da espaço, Marina Buendia, o curador do MAM-SP, Felipe Chaimovich, e os artistas plásticos Marcelo Moscheta e Nicolás Robbio.

EM GRUPO
Parlamentares do PSDB que são a favor do impeachment de Dilma Rousseff seguem defendendo que a denúncia contra ela seja apresentada à Câmara dos Deputados no dia 27. É que, nesta data, uma marcha para Brasília em defesa do impedimento da presidente, organizada por movimentos contrários ao governo federal, deve chegar à cidade. "Eles querem participar", afirma o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

SER OU NÃO SER
Na próxima semana, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) decide se abraça ou não de uma vez a ideia. O partido espera parecer do jurista Miguel Reale Jr., que pode endossar o impeachment ou recomendar a proposição de uma ação penal contra a presidente da República.

DA ESPANHA
Joan Punyet Miró, neto do artista Joan Miró, chega ao Brasil nesta terça (19) trazendo parte de seu acervo pessoal, com obras que nunca saíram da Espanha.

*

Elas serão expostas na mostra sobre seu avô, que abre no dia 23 de maio no Instituto Tomie Ohtake.

O OUTRO LADO
O deputado estadual Coronel Telhada (PSDB-SP) foi à pré-estreia do documentário "O Outro Lado do Carandiru", no Cinemark Santa Cruz, na terça (12). O ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo Antonio Ferreira Pinto também esteve no local.

EU LATO SIM
Mais uma vez cães roubam a cena em Higienópolis. Moradores vizinhos à loja Petland, na praça Vilaboim, se queixam do barulho dos animais. Os administradores do condomínio Edifício Milton, que fica ao lado, chegaram a enviar carta ao lugar: "Em que pese a simpatia dos vizinhos pela atividade comercial exercida, infelizmente tal atividade vem acarretando sério comprometimento do direito de descanso e sossego dos moradores".

EU LATO SIM 2
O texto aponta o "barulho incessante de latidos, inclusive aos finais de semana". A aposentada Beatriz Araujo e Silva, por exemplo, diz que não consegue "nem falar ao telefone". Rodrigo Albuquerque, um dos sócios da Petland, afirma que a proteção acústica da unidade já foi providenciada e será instalada em até 15 dias.

TODOS JUNTOS
A cantora Leila Pinheiro pretende gravar um disco de quatro músicas por meio de financiamento coletivo. O trabalho, chamado "Por Onde Eu For", vai incluir uma canção inédita composta em parceria com Zélia Duncan. "Ela sempre surpreende, instiga, faz pensar", diz a compositora sobre a parceira.

PRIMEIRA VEZ
A atriz Leona Cavalli vai estrear na direção com um curta-metragem chamado "O Arlequim da Rua 18". É uma história baseada em fatos reais. "Quero que vire um longa", explica ela, que também vai atuar na produção.

Kiko Sobrino, 41, está planejando uma feijoada artística em Paris, na feira de decoração Maison & Objet, em setembro.

*

"O conceito se chama 'design food'", afirma o artista formado em Milão. Com um misto de arte, arquitetura e design, ele classifica seu trabalho como "lúdico".

*

"Sou um universalista, estou comendo uma coxinha e vejo um pufe", diz.

CURTO-CIRCUITO

O fotógrafo Nei Santi Jr. inaugura nesta segunda (18) a mostra"Degas". No bar Balcão, às 19h.

André Trigueiro lança nesta segunda (18) livro sobre suicídio na Livraria Cultura da av. Paulista.

O filme "O Amuleto", de Jeferson De, tem pré-estreia nesta segunda (18) no Cinemark Cidade Jardim. Às 21h.

Começa nesta terça (19) a exposição de livros de arte "Raros e Raríssimos" na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Até 30/6.

Marcos Scaldelai lança o livro "99,9% não é 100%" nesta terça (19) na Saraiva do shopping Morumbi. Às 19h.

A peça "A Medida do Meu Mundo Sem Você" estreia nesta terça (19) no Teatro Cemitério de Automóveis. Às 21h30.

Ricardo Dias assume nesta segunda (18) a presidência da Abrafesta.

O músico Arrigo Barnabé e a cantora Iara Rennó se apresentam nesta terça (19) no Espaço Cultural Puxadinho da Praça. Às 22h. 18 anos.


com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI; colaborou TAÍS HIRATA


Endereço da página:

Links no texto: